Acampamento indígena Terra Livre começa nesta terça-feira, em Cuiabá


Mobilização reúne lideranças para debater com governo e organizações sobre os principais desafios dos povos indígenas.
ATL Mato Grosso
Renan khisetje e Are Yudja
Povos indígenas iniciaram, nesta terça-feira (2), o 2º Acampamento Terra Livre (ATL), em Mato Grosso. O evento acontece na Praça Ulisses Guimarães, em Cuiabá, e terminará nesta sexta-feira (5). A expectativa é que o acampamento reúna mais de 400 indígenas de diferentes povos do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
A mobilização promove debates sobre as demandas e as reivindicações de 43 povos indígenas do estado, com parlamentares e com o governo estadual sobre projetos que afetam diretamente os territórios tradicionais e a implantação de políticas públicas de preservação dos direitos originários
A presidente da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo, informou que os povos indígenas de Mato Grosso enfrentam diversos desafios e impactos ambientais nos territórios que afetam as comunidades.
Ela ressaltou que os debates e articulações políticas com agentes públicos são extremamente importantes para garantir os direitos.
Ao final do encontro, representantes dos 43 povos que compõem a Fepoimt vão elaborar um documento, que deve nortear a atuação do movimento indígena de Mato Grosso durante o evento nacional.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.