Atuação Voltada para o Meio Ambiente


A Central de Tratamento de Resíduos de Mauá, o primeiro aterro sanitário do grupo LARA, é licenciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Aterro Sanitário em Mauá/SP
LARA CENTRAL DE TRAT. RESÍDUOS LTDA, 2023
O conceito de sustentabilidade ambiental, muito em voga, se refere ao uso ético de recursos naturais e de matéria-prima, assim como o destino de resíduos produzidos pela ação humana, a sustentação dos ecossistemas e a sua capacidade de absorção e recomposição garantindo as condições necessárias para a vida humana sem prejuízos a gerações futuras.
Posto isso, a Lara Central de Tratamento de Resíduos está comprometida com esse conceito, visando colaborar para um futuro de uma sociedade com qualidade de vida. Um dos passos para o crescimento sustentável foi alinhar a expertise da Lara em gerenciamento de resíduos às demandas atuais de proteção ambiental.
Nesse sentido, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, assumiu voluntariamente o compromisso de alinhar a gestão de sustentabilidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os 10 Princípios do Pacto Global propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, a Lara assumiu uma posição privilegiada para o desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, poluição do meio ambiente além de otimizar o consumo de recursos naturais.
Para que um aterro sanitário opere de acordo com as normas vigentes é necessário um trabalho multidisciplinar. A Central de Tratamento de Resíduos de Mauá, o primeiro aterro sanitário do grupo LARA, é licenciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e avaliado constantemente, para garantir a eficiência e integridade de todo o processo e atendimento a legislação.
Os equipamentos são de ponta para disposição, compactação, execução de drenagens de chorume, biogás e cobertura do maciço. Tudo isso para garantir captação dos gases e líquidos assim mantendo uma operação eficiente, estável e segura. Falando no líquido, todo o chorume gerado pelo aterro é destinado para uma estação de tratamento de efluentes própria, onde é tratado, analisado e descartado corretamente. Já o biogás gerado é processado em unidade de queima controlada, assim reduzindo o impacto no efeito estufa e gerando crédito de carbono.
São realizados monitoramentos geotécnicos e ambientais seguindo todas as normas vigentes. Após o aterro encerrar suas atividades é realizado a cobertura com solo de baixa permeabilidade, plantio de grama, instalação de instrumentos de monitoramento e rede coletora de biogás. Todos os monitoramentos, tratamento de biogás e chorume serão mantidos assim como a segurança e a confiabilidade que são uma marca da Lara.
Há mais de 34 anos, a Lara Central de Tratamento de Resíduos tem o compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas. Além da proteção ambiental a Lara contribui com a geração de empregos, impostos e investimentos para os municípios.
A empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos é uma empresa brasileira, que foi fundada em 1989, na cidade de Mauá/SP, e no Brasil conta com mais duas unidades, em Pouso Alegre/MG e Santa Rita/PB e uma unidade na Índia. Emprega aproximadamente 350 colaboradores, gerando qualidade de vida para mais de 15 milhões de habitantes.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.