Capixaba de 17 anos é campeã brasileira no arremesso de peso

Edimara Alves no Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, em Bragança Paulista (SP).
Edimara Alves no arremesso de peso no Brasileiro Sub-23 (Foto: Gustavo Alves/CBAt)

Anote este nome: Edimara Alves. A capixaba de 17 anos é uma das grandes promessas do atletismo brasileiro e confirma essa expectativa a cada competição que disputa. Nesta sexta-feira (11), ela sagrou-se campeã no arremesso de peso no Campeonato Brasileiro Sub-23, em Bragança Paulista (SP).

A competição reúne 839 atletas — 328 mulheres e 511 homens —, representando 128 clubes, de 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Leia também:

Capixaba conquista duas medalhas na maior competição escolar do mundo

Botafogo x Ceará pode ser realizado no Kleber Andrade; veja os detalhes

“Golaço dos Crias”: confira os lances e veja qual foi o gol mais bonito da semana

Campeã brasileira com a melhor marca da vida

Edimara Alves de Jesus é Itaúnas e treinava em uma área improvisada na cidade, com o treinador Gabriel Gagliardi. Este ano, ela mudou de ares, foi morar em Uberlândia (MG) e passou a defender o Praia Clube-MG, uma das potências do esporte olímpico brasileiro na atualidade.

Na primeira competição nacional pelo novo clube, “Edi” já venceu o Brasileiro Sub-23 no arremesso de peso, competindo com atletas até cinco anos mais velhas do que ela.

Edimara Alves no arremesso de peso no Brasileiro Sub-23 (Foto: Gustavo Alves/CBAt)
Edimara Alves com a medalha de campeã do Campeonato Brasileiro Sub-23 (Foto: Gustavo Alves/CBAt)

Melhor: venceu a prova desta sexta-feira no último arremesso e fazendo a melhor marca da sua vida: 14m80, superando os 14m68 que ela havia feito em maio do ano passado.

A medalha de prata foi para Taniele da Silva, também do Praia Clube-MG, com 14m76, e o bronze ficou com Natalia Cardoso, do São Bernardo-SP, com 14m12.

Carreira de conquistas no arremesso de peso

Subir ao pódio nas principais competições do atletismo brasileiro e sul-americano não é novidade para Edimara. No ano passado, ela foi medalhista de prata no Sul-Americano Sub-20, em Lima, no Peru. Também foi medalhista de bronze no Brasileiro Sub-23. 

A jovem capixaba também é destaque no esporte escolar. Ela conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em maio de 2024, em Aracaju (SE), e repetiu a dose nos Jogos da Juventude, em novembro, em João Pessoa (PB).

E acumula resultados expressivos nos últimos 12 meses. No segundo semestre do ano passado, Edimara foi medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-18, na primeira quinzena de agosto, em Aracaju (SE). Na sequência, conquistou a prata nos Jogos da Juventude, em setembro, em Ribeirão Preto (SP).

Natural de Itaúnas, no Norte do Espírito Santo, Edimara conquistou a medalha de ouro no final da tarde desta terça-feira (26), com a marca de 15m80. A prata foi para Vitória Barreto (MS), com 14m43, e a medalha de bronze ficou com Larissa de Melo (RJ), com 13m33.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.