A diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou por unanimidade a proposta da Arauco para a construção e exploração de um ramal ferroviário no município de Inocência (MS), com concessão válida por 99 anos. A empresa está investindo US$ 4,6 bilhões na construção de uma fábrica de celulose no local.
O novo ramal terá 47 km de extensão e vai ligar a unidade fabril diretamente à Malha Norte, oficialmente chamada de Ferrovia Norte Brasil (EF-364), que se estende por cerca de 755 km entre Santa Fé do Sul (SP) e Rondonópolis (MT). Operada atualmente pela Rumo Logística, a Malha Norte tem se consolidado como principal rota para o escoamento da produção de celulose do estado.
Durante o último fim de semana, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve em Inocência e visitou o local onde será construído o terminal ferroviário da nova fábrica. Ele destacou o papel estratégico da ferrovia para a indústria de celulose.

“Esses investimentos refletem a importância estratégica da Malha Norte para o setor de celulose, proporcionando uma solução logística eficiente para o escoamento da produção até os portos de exportação. Essa aqui é a principal ferrovia de escoamento da celulose do Mato Grosso do Sul”, salientou.
Empresas do setor têm apostado em soluções ferroviárias para otimizar o transporte de seus produtos. A Suzano, por exemplo, já opera um terminal na mesma malha, por onde envia a produção de celulose transportada por caminhões a partir de Ribas do Rio Pardo (MS) até a ferrovia, com destino ao porto de Santos (SP) para exportação.
Segundo Verruck, a logística da celulose no estado depende diretamente da infraestrutura ferroviária: “Por isso, para o Governo é importante que ela mantenha essa atividade e que efetivamente conecte toda a produção de celulose na nossa Malha Norte”.
Ele também destacou os esforços do governo estadual para expandir a integração logística. “Entendemos que a ferrovia é operacional e altamente competitiva. Por isso apostamos também no desenvolvimento da Malha Oeste conectando com a Malha Norte”, concluiu.
O post ANTT aprova ferrovia da Arauco em Inocência (MS) apareceu primeiro em Portal Celulose.