Clima árido no Brasil: o que é preciso fazer para reverter processo de desertificação


Descoberta do primeiro clima árido no Brasil foi feit por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Pela primeira vez na história, uma área de de 5 mil quilômetros foi classificada no Brasil como sendo de clima semiárido. A área abrange cinco municípios da Bahia e um pedaço de Petrolina, em Pernambuco.
Divulgada em meados de janeiro, a descoberta é de um estudo feito por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Como explica Humberto Barbosa, professor e pesquisador especialista em desertificação da Universidade Federal de Alagoas, a situação pode ser revertida.
“Para reverter isso, você precisa, de certa forma, de água. A água é a forma de você trazer as plantas nativas e a sobrevivência dessas plantas nativas vai depender de você, também, na utilização da água para que a planta floresça”, disse ele em entrevista ao podcast O Assunto desta segunda-feira (29).
Macururé, no norte da Bahia
Arquivo pessoal
Segundo Barbosa, trata-se de um processo mais custoso, dada a dimensão que já se encontra o processo de desertificação no semiárido brasileiro — o que dificultaria para municípios, estados e a União.
“A outra forma é a fórmula mais simples, menos custosa, porém ela traz algumas questões, principalmente do que a gente tá colocando em termos de sustentabilidade pelo fato de você isolar uma área.”
“E esse isolamento seria necessário 40 a 50 anos para uma recuperação quase total do que era aquela região nativa antes. Ou seja: é um isolamento não só do uso e ocupação, mas também comercial de produção de alimentos daquela região.”
Ouça a íntegra do episódio aqui.
Clima árido: riscos para a população ribeirinha e agricultura familiar
O que você precisa saber:
No Brasil: encontrada região de clima semelhante ao deserto
Clima árido: como a descoberta pode impactar o resto do país
Moradores: dificuldades para criar animais e conseguir água
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou: Sarah Resende.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Adicionar aos favoritos o Link permanente.