
Nesta quinta-feira (10), os prefeitos eleitos nas eleições municipais de 2024, completam 100 dias de mandato. Em entrevista ao Balanço Geral da NDTV Record, o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), falou sobre as principais ações realizadas nestes primeiros meses do ano à frente da terceira maior cidade de Santa Catarina.
‘Quero tornar Blumenau a cidade mais segura do país’, com 100 dias de governo, prefeito Egidio reforça compromisso com segurança

Prefeito Egidio Ferrari completa 100 dias de governo e reforça compromisso com segurança pública – Foto: Larissa da Silva/NDTV Record
Em busca de Blumenau ter o título de cidade mais segura do país, o prefeito Egidio afirmou que a segurança vai ser prioridade no governo. As ações vão iniciar com modernização da iluminação pública e videomonitoramento por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Prefeito de Blumenau fará ‘Muralha’ de segurança
De acordo com o prefeito, 100% das luminárias de iluminação pública serão substituídas por LED, reduzindo o consumo de energia em 50% e implantando também um sistema de telegestão para monitorar em tempo real. A previsão é de uma economia de R$ 6,6 milhões por ano.
“Vamos modernizar nossos serviços, integrar tecnologia e dar um passo definitivo para fazer de Blumenau a cidade mais segura do Brasil”, afirmou o prefeito.
A atual Administração também garantiu a implantação a chamada ‘Muralha Digital’, que terá um sistema integrado de segurança. A prefeitura pretende instalar câmeras em todas as entradas e saídas do município.
A tecnologia vai permitir o monitoramento em tempo real de veículos suspeitos, clonados ou com registro de furto e roubo, além de otimizar a gestão do trânsito.

Prefeito de Blumenau quer fazer cercamento de segurança com câmeras espalhadas em pontos estratégicos na cidade – Foto: Larissa da Silva/NDTV Record
A medida também deve estar presente nos centros de educação de Blumenau, com o ‘Muralha Escolar’. O projeto vai funcionar por meio de câmeras nos arredores dos educandários, monitorando a circulação de pessoas no ambiente.
“Qualquer movimentação suspeita poderá ser identificada e reportada em tempo real para o CCO (Centro de Controle Operacional), permitindo uma ação rápida das autoridades”.
O investimento inicial previsto pela prefeitura para essa PPP é de R$ 84 milhões, custeado pela Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). A concessão terá duração de 25 anos e a implantação está prevista para até um ano após a assinatura do contrato.
“Faremos um grande cercamento e as câmeras serão instaladas em pontos estratégicos considerando o que a Polícia Militar e Civil indicar, pois são eles que conhecem de verdade onde estão as fragilidades na segurança da cidade”, explicou o prefeito.
Abordagem social continua na mira do prefeito de Blumenau
Até o momento foram feitas 1.240 abordagens para pessoas em situação de rua, sendo 727 pessoas diferentes atendidas. Destas, 155 são naturais de Blumenau e 572 de outras regiões.
“Blumenau não é uma cidade para viver nas ruas. Se a pessoa quiser comer, dormir, tomar banho e trabalhar, ela pode, a prefeitura oferece tudo isso. A ação será expandida por todos os bairros da cidade, sem prazo para acabar”.
De acordo com a Prefeitura de Blumenau, a abordagem social O objetivo da lei é humanizar o tratamento dessas pessoas com foco na recuperação e na inserção na família, trabalho e comunidade, numa perspectiva de atendimento integrado entre as políticas de saúde e de assistência social.
As internações involuntárias, ou seja, obrigatória, passam por indicação e avaliação da Câmara Técnica entre Saúde e Assistência Social. A ação não pode ser em comunidades terapêuticas, mas sim em ambiente hospitalar e por no máximo 90 dias.
O tratamento oferece assistência integral à pessoa com dependência de drogas ou com sofrimento ou transtorno mental, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer e outros necessários.
Saiba mais sobre outras ações realizadas nos primeiros 100 dias de governo
https://ndmais.com.br/noticias/prefeito-de-blumenau-fala-sobre-os-100-dias-de-governo/