Fusão entre Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ilê Aiyê é ‘festa equivalente à noite da beleza negra’ no Festival de Verão


Encontro aconteceu na noite deste domingo (28), no Parque de Exposições, em Salvador. Ilê Aiyê faz apresentação com Daniela Mercury no Festival de Verão 2024, em Salvador
Joilson César/ Ag. Picnews
“É uma festa equivalente à noite da beleza negra”. Assim Daniela Mercury definiu seu encontro com Margareth Menezes e Ilê Aiyê.
A ministra da Cultura e o bloco afro mais antigo do Brasil foram os convidados especiais do show realizado por Daniela na noite deste domingo (28), no Festival de Verão, em Salvador.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
“Eu acho que é uma conjunção, como a gente fala”, iniciou a anfitriã do espetáculo, em entrevista ao Multishow, instantes antes de subir no palco Cais.
“Esse ano é um ano muito especial de encontros pra celebrar esses 25 anos [do festival], mas coincide com os 50 anos do Ilê, os 40 anos de Maga e meu. Nós que temos uma história de muita irmandade, de luta contra o racismo…”.
Ilê Aiyê faz participação no Festival de Verão Salvador neste domingo (28)
Jorge Jesus
A tal conjunção foi uma grande homenagem à cultura afrobrasileira e a exaltação da história de luta e resiliência do povo negro por meio de canções, como “Ilê Pérola Negra”, “O Mais Belo dos Belos”, “Faraó”, “Que Bloco É Esse?”, entre outras.
Saiba tudo sobre a festa na página do Festival de Verão
FOTOS: veja imagens do segundo dia do Festival de Verão Salvador
Daniela Mercury ao lado de Graça, cantora do Ilê Aiyê, no Festival de Verão
Jorge Jesus/Ag. PicNews
A noite da beleza negra, que pode se tornar patrimônio imaterial da Bahia, é a tradicional festa em que o Ilê elege sua Deusa do Ébano. Em dezembro passado, a empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento conquistou o posto para 2024.
Margareth Menezes se apresentou ao lado de Daniela Mercury e Ilê Aiyê no Festival de Verão
Jorge Jesus/ Ag. PicNews
Mas, para esta noite, Daniela brincou que o título foi emprestado a Margareth Menezes.
“Tem uma Deusa do Ébano que está ocupando um lugar importantíssimo pra nós”, afirmou, em referência ao comando do Ministério da Cultura. A cantora foi recebida no palco com gritos de “ministra, ministra” por parte do público.
Respeito e valorização dos blocos afro
Apoiadora dos blocos afros, Daniela Mercury provocou a sociedade ao questionar quando um bloco afro ganhou o prêmio de “música do carnaval”.
“Nunca ganhou porque nunca concorre”, respondeu o seu próprio questionamento. Em protesto, ela ressaltou que só volta a participar da disputa quando os blocos afro tiverem seu espaço garantido.
Em meio à discussão, o g1 e a TV Bahia aproveitam os 50 anos de história do Ilê para homenagear o mais belo dos belos com uam edição especial do troféu Bahia Folia. Nesta edição, o o público vai escolher a música do grupo que melhor representa o carnaval.
Bahia Folia Especial Ilê Aiyê 50 anos: qual música do primeiro bloco afro do Brasil melhor representa o carnaval?
Veja como foram os shows anteriores:
Participação de Gabriel O Pensador em show de Lulu Santos transporta público em viagem aos anos 1990: ‘Cabe todo mundo na nossa nave’
Maria Rita desce do salto e se entrega em dueto para sambar com Thiaguinho: ‘A gente tem muitas histórias de alma’
Gloria Groove e Péricles mostram potência vocal em show com direito a clássico de Stevie Wonder em versão pagode: ‘Lendário’
Àttooxxá bota o público para dançar com groove arrastado e participação do Afrobapho no Festival de Verão
No sábado (27), os destaques foram a junção de Carlinhos Brown com BaianaSystem; show especial de Ivete Sangalo; e CeeLo Green como atração internacional.
Confira:
‘Paredão Patuscada’: união entre Brown e BaianaSystem destaca expressão de ritmos africanos com show icônico em Salvador
Com dançarino mirim e abraço de Brown, Ivete antecipa carnaval no Festival de Verão: ’25 anos que venho vivendo coisas fabulosas’
CeeLo Green entrega show pop com capoeira, hits de Roberto Carlos e Teló e participação do Quabales em Salvador
Neste segundo e último dia de festival, o público confere ainda shows de Caetano Veloso, Léo Santana com participação de Luísa Sonza e mais.
Confira a ordem das próximas apresentações:
Leo Santana chama Luisa Sonza – Palco Cais
Caetano Veloso – Palco Ponte
Seu Jorge chama Mano Brown – Palco Ponte
Teto chama Matuê – Palco Cais
LEIA TAMBÉM
Encontros poderosos e momentos únicos’, promete diretor artístico do Festival de Verão
Quiz: você sabe tudo sobre os encontros do Festival de Verão Salvador?
Idealizado e organizado pela Bahia Eventos, correalizado pela Salvador Produções e com direção artística de Zé Ricardo, o Festival de Verão traz cerca de 30 horas de shows com a participação de mais de 40 atrações, entre encontros inéditos e apresentações criadas especialmente para a ocasião, além de diversas experiências para o público.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Confira os vídeos do segundo dia do Festival de Verão 2024 💻
.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.