
Apenas três dias separam a estreia do Figueirense na Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe enfrenta a Ponte Preta, no próximo sábado (12), pela primeira rodada da competição.

Figueirense treinou na manhã desta quarta-feira – Foto: Rodrigo Polidoro/ND
E, antes da equipe voltar a entrar em campo depois de mais de um mês após a eliminação no Campeonato Catarinense, o técnico Thiago Carvalho já tem alguns problemas para resolver.
O meia Gabriel Santiago e o atacante Nicolas não devem estar disponíveis para a partida. O primeiro ainda se recupera de uma lesão sofrida durante o Campeonato Catarinense. Já o segundo, terá a situação reavaliada após uma cirurgia no nariz.
A dupla, inclusive, não participou do jogo-treino contra o Barra no último fim de semana, que terminou com vitória Alvinegra por 2 a 0. Na ocasião, a equipe titular teve: Fabrício; Léo Maia, Lucas Dias, Ligger e Samuel; Rafinha Potiguar, Flávio e João Lucas; Renan, Marlyson e Felipe Augusto.
“O clima está muito bom, estamos confiando no trabalho do Thiago [Carvalho]. Estamos bem preparados. Vamos precisar do apoio da torcida e creio que faremos um bom jogo para sair com a vitória”, avaliou o lateral Léo Maia em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (9).
“A ansiedade é grande, está todo mundo querendo que comece logo. Com certeza tem esse friozinho na barriga de uma estreia e estádio lotado, o que é positivo”, completa.
Receita para não repetir insucessos na Série C
Segundo o lateral, o Figueirense já tem a “receita” para não repetir os insucessos recentes tanto na Série C (em 2023 e 2024), como no Campeonato Catarinense.
“No Estadual a nossa maior dificuldade foi a linha defensiva, eu me incluo nisso. Pegamos uma semana e meia pra trabalhar em cima disso, até porque ataque bom ganha jogo e defesa boa ganha campeonato”, disse o jogador.

Alvinegro não quer repetir insucessos na Série C – Foto: Patrick Floriani/FFC
O clube tomou 16 gols em 12 jogos até aqui na temporada, média de 1,33 por partida. “Sabemos que devemos isso ao torcedor. Temos que fazer de tudo para colocar o Figueirense de volta para onde ele merece”, afirmou Léo Maia.
Novo reforço do Figueirense
A manhã de quarta-feira também foi de novidade no CFT Cambirela. O Figueirense apresentou o goleiro Igo Gabriel, ex-Inter de Limeira, como último reforço do clube antes do início da Série C. O jogador chega ao clube por empréstimo junto ao Botafogo.

Igo Gabriel já treinou com o restante do elenco – Foto: Rodrigo Polidoro/ND
“A expectativa é muito boa, vim pelo projeto que o Figueirense me ofereceu. Já tive uma primeira conversa com o Thiago [Carvalho] que foi muito positiva”, disse o jogador.
O arqueiro também elogiou o hoje dirigente Wilson e o citou como inspiração para a carreira.