Campinas registra primeira morte por gripe em 2025 e alerta para a importância da vacinação


Vítima tinha 65 anos e vivia com comorbidades, segundo a Prefeitura. Imunizante contra a gripe está disponível em 68 unidades de saúde. Imagem de microscopia mostra vários vírus de influenza A, causador da gripe.
CDC/ F. A. Murphy
Campinas registrou a primeira morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da gripe em 2025. De acordo com a Prefeitura, a vítima é um homem de 65 anos.
O paciente, que tinha comorbidades, morreu em 28 de março. Ele foi infectado pelo vírus influenza A e passou por atendimento na rede privada de saúde.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Ainda segundo a administração municipal, de 1º de janeiro até 31 de março, foram confirmados 27 casos de SRAG por influenza. No mesmo período do ano passado foram 34 casos e dois óbitos.
Durante todo 2024, Campinas teve 341 pessoas com SRAG, sendo que 31 morreram. A vacina, que previne a evolução para a forma grave da doença, está disponível nos 68 centros de saúde.
Neste ano, a imunização protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A dose pode ser administrada juntamente a outras do calendário de vacinação.
Abaixo, veja tudo o que você precisa saber sobre a imunização na metrópole.
Quem pode ser vacinado?
A vacina é direcionada para os seguintes grupos prioritários:
Idosos;
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Gestantes;
Puérperas;
Pessoas com doenças crônicas;
Povos indígenas;
Quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde e da educação;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos Correios;
População e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Qual é o público-alvo e a meta?
O público-alvo considerando todos estes grupos é de 478,2 mil pessoas, considerando estimativa do Ministério da Saúde feita no ano passado. Neste ano, a dose contra gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos.
Com isso, a proteção para estes públicos passa a ser permanente por meio da oferta de vacinas nas unidades básicas. A meta é atingir 90% de cada grupo do Calendário Nacional de Vacinação. Veja detalhes de cada um deles:
Idosos: 209.267 moradores
Crianças de 6 meses a 5 anos: 63.187 moradores
Gestantes: 9.491 moradores
Número de mortes de idosos por gripe aumentou e chegou a 70 em 2024, na região de Campinas
Como ser vacinado?
Não é preciso fazer nenhum agendamento prévio. O morador deve comparecer a um dos 68 centros de saúde de Campinas com documento de identidade com foto e caderneta de vacinação (se tiver).
Quantas vacinas Campinas recebeu?
Nesta primeira remessa da campanha, a Prefeitura de Campinas recebeu 27,9 mil doses da vacina da gripe. O Ministério da Saúde é responsável por fornecer o imunizante ao estado, que faz a distribuição aos municípios.
Quantas doses são?
Uma dose. Entretanto, no caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.