Santos e Instituto de Coimbra assinam acordo para desenvolvimento tecnológico e soluções urbanas


Fundação Parque Tecnológico de Santos e o Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, assinaram o protocolo de intenções Programa Inovação e Conexão Brasil-Portugal. Cerimônia ocorreu no Paço Municipal de Santos. Santos e cidade portuguesa assinam acordo para desenvolvimento tecnológico e soluções urbanas
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
A Fundação Parque Tecnológico de Santos e o Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, assinaram o procotolo de intenções Programa Inovação e Conexão Brasil-Portugal. A cerimônia ocorreu no Paço Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, e o documento representa o pontapé inicial para a criação de um plano de trabalho a ser desenvolvido pelas duas entidades.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A assinatura do protocolo de intenções é resultado da missão internacional comandada pela prefeitura em 2023, realizando visitas às cidades europeias, incluindo Coimbra, em busca de parcerias e iniciativas que colaborassem para o desenvolvimento da cidade.
Criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, o Instituto Pedro Nunes é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover a inovação e a troca e transferência de tecnologia por meio de ligações com meios científicos e tecnológicos. Por isso, houve o interesse na parceria com a cidade de Santos.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, esteve em Santos para a assinatura do protocolo. Além dele, estiveram presentes o presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, e o prefeito de Santos, Rogério Santos.
“Coimbra está completamente empenhada em colaborar com as suas cidades-irmãs e Santos é uma delas. Então, acho que vai potencializar os dois lados e servirá para que os dois, no final, possam ser mais fortes. Esse é o grande objetivo destas parcerias, nesta área tecnológica, que está em permanente evolução”, disse Francisco Veiga, segundo nota divulgada pela Prefeitura de Santos.
Com o acordo, os profissionais de Santos poderão saber como funcionam as empresas na Europa, em Portugal, e compreender o mercado europeu. “Por outro lado, as empresas europeias podem contratar mão de obra brasileira e conhecer o que fazemos. E a gente vai ter também essa capacitação de mão de obra aqui, no Parque Tecnológico, com conteúdo vindo também da Europa, para que nossos alunos, nossos jovens, tenham essa complementação”, explicou Bittencourt, também por meio de nota.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.