
Igor Alves, de 28 anos, decolou de uma área de garimpo e voava para uma fazenda na região de Samaúma, no município de Alto Alegre, quando sumiu. Ele foi encontrado vivo por garimpeiros no sábado (5). Piloto é encontrado vivo na Terra Yanomami após queda de avião
O piloto Igor Alves, de 28 anos, que desapareceu durante cinco dias na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, voava em uma região de garimpo quando sumiu. Ele foi encontrado vivo por garimpeiros no sábado (5).
Igor desapareceu no dia 31 de março, quando decolou de uma área de garimpo no território indígena. O destino era uma fazenda na região de Samaúma, no município de Alto Alegre, ao Norte de Roraima, segundo a Polícia Civil.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Durante o voo, Igor compartilhou a localização em tempo real, por meio de um aplicado de mensagens. No entanto, cerca de 30 minutos após a decolagem, a localização deixou de ser atualizada e a comunicação com o piloto foi perdida. Diante disso, a família registrou o caso como desaparecimento.
As circunstâncias do desaparecimento foram informadas em Boletim de Ocorrência registrado pelo irmão dele no Núcleo de Investigação de Pessoas Desaparecidas (Nipd), em Boa Vista. O caso foi encerrado após o piloto ser encontrado no sábado por garimpeiros.
“No dia 5 de abril, o NIPD foi comunicado pelo irmão da vítima de que Igor Octávio havia sido localizado com vida por um grupo de pessoas, em uma área de mata da mesma região. Com a confirmação, o caso de desaparecimento foi oficialmente encerrado”, disse a polícia em nota.
Procurada pela Rede Amazônica, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), localizado em Manaus (AM), foram acionados para conduzir a investigação sobre o caso. O Seripa é um órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
Desaparecido por cinco dias
Igor Octávio Freire da Silva Alves pilotava um Cessna 182 Skylane, avião de pequeno porte, quando sumiu no dia 31 de março. Ele estava sozinho no avião.
A FAB chegou a fazer buscas pelo piloto, mas suspendeu temporariamente no dia terceiro dia de trabalho, por entender que no local onde o avião foi avistado não havia “indícios ou vestígios do piloto”. O avião em que ele estava foi encontrado destruído na floresta, mas ainda não se sabe o que ocorreu.
No entanto, a família contestou a postura da Aeronáutica e cobrou a retomada das atividades. Como o avião havia sido encontrado e Igor não estava no local, a esposa acreditava que ele havia saído em busca de ajuda pela floresta. Ele foi encontrado no último sábado por garimpeiros, em uma área de mata.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, Igor aparece em uma canoa com cinco homens, enquanto come biscoito: “o rapaz está bem, tá com vida”, afirma um deles, enquanto filma o piloto (assista acima).
“Ei, valeu, rapaziada. Meu Deus do céu…”, diz Igor, visivelmente emocionado.
Ainda não sabe em que região e em quais circunstancias Igor foi encontrado. Os Bombeiros preparavam uma operação de buscas pelo piloto quando “recebeu a informação de que ele já havia sido encontrado com vida.”
Piloto Igor Alves ficou cinco dias desaparecido na Terra Yanomami até ser encontrado por garimpeiros
Reprodução
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.