
O bloqueio na BR-101 foi liberado às 5h20 da manhã desta segunda-feira (7), cerca de 16 horas após o acidente com caminhão-tanque que interditou os dois sentidos da via na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na tarde de domingo (6).

Imagem aérea mostra dimensão do estrago no Morro dos Cavalos, em Palhoça – Foto: Divulgação/CBM-SC/ND
Apesar da liberação, o trânsito ainda é lento no local. Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, a fila no sentido norte, em direção a Curitiba, é de 12 quilômetros, enquanto no sentido sul, em direção a Porto Alegre, a fila é de seis quilômetros.
Equipes da concessionária, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) trabalharam na limpeza da pista. A operação foi complexa devido à presença de material inflamável.
O caminhão-tanque que tombou no Morro dos Cavalos carregava álcool etílico. O combustível despejado se espalhou pela via e fez o incêndio se alastrar, atingindo outras três carretas e 24 carros. Cinco pessoas ficaram feridas.
Todos os carros incendiados haviam sido removidos às 22h de domingo, com exceção do caminhão-tanque. Por volta de meia-noite, a empresa de gestão ambiental Ambipar iniciou o transbordo do etanol que ainda estava no tanque para outro caminhão. O destombamento da carreta começou às 2h da manhã e terminou às 3h.
“A gente alerta os motoristas para seguirem com velocidade moderada, porque em uma ocorrência como essa sempre pode ter alguns detritos que a gente não conseguiu remover. Então é bom ter atenção ali e se deslocar com cuidado”, adverte o capitão Wagner Alberto de Moraes, do CBMSC.
Veja momento do acidente com caminhão-tanque no Morro dos Cavalos
O acidente ocorreu por volta das 13h40 de domingo, no quilômetro 233,7 da BR-101. Ambos os sentidos da via foram bloqueados, visto que o caminhão tombou no sentido sul, em direção ao Rio Grande do Sul, e o incêndio atingiu carros no sentido norte, em direção ao Paraná.
Vídeo flagra instante em que caminhão-tanque tomba no Morro dos Cavalos e chamas se alastram – Vídeo: Reprodução/Arteris/ND
O fogo foi parcialmente controlado pelos bombeiros por volta das 15h. O motorista da carreta, de 31 anos, teve 30% do corpo queimado. A namorada dele, de 26 anos, também estava no veículo e teve 20% do corpo atingido.
O casal apresentou queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau. Eles foram levados à UPA Pinheira conscientes e estáveis. Outras três vítimas também foram socorridas com queimaduras e inalação de fumaça.
A PRF iniciou a retirada dos veículos incendiados por volta das 17h15. Os condutores foram liberados após a assinatura de um protocolo e os carros foram encaminhados ao pátio da corporação.