
O Citroën Basalt Feel 1.0 MT se consolidou como um dos SUVs mais baratos do Brasil, chamando atenção pelo seu preço competitivo e espaço interno generoso. Com valor atual de R$ 92.990 na venda direta, o modelo da Citroën se destaca entre os veículos de entrada, oferecendo um pacote atrativo para quem busca um carro econômico e acessível.
Mas será que essa escolha vale a pena? Para ajudar nessa decisão, analisamos cinco razões para comprar o Basalt e cinco motivos para pensar bem antes de investir no SUV da Citroën.
Cinco motivos para comprar o Citroën Basalt Feel
Apesar de algumas limitações, o Basalt Feel apresenta vantagens que podem pesar na hora da compra. Entre os destaques, estão o consumo de combustível, o amplo espaço interno e uma lista de equipamentos acima da média para a categoria.
Consumo de combustível impressiona
Para quem busca um carro econômico, o Basalt Feel 1.0 MT se mostra uma excelente opção. Conforme o Inmetro, os números de consumo são:
- Gasolina: 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada
- Etanol: 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada
Nos testes da Autoesporte, o desempenho foi ainda melhor, alcançando 16,3 km/l na estrada com gasolina, tornando-se um dos SUVs mais econômicos do Brasil.
Preço acessível dentro da categoria
Com um valor de R$ 92.990, o Basalt Feel se posiciona como um dos SUVs mais baratos do Brasil. Para efeito de comparação:
- Renault Kardian manual: R$ 106.990
- Fiat Pulse automático: R$ 116.990
- Sedãs 1.0 aspirados: Fiat Cronos (R$ 100.990), Onix Plus (R$ 105.490) e HB20S (R$ 103.010)

Espaço interno generoso e porta-malas grande
O Basalt Feel tem dimensões que garantem ótimo espaço interno, sendo ideal para famílias ou quem precisa de conforto para os passageiros traseiros. O SUV tem:
- Comprimento: 4,34 metros
- Entre-eixos: 2,64 metros
- Porta-malas: 490 litros (maior que o Renault Kardian, que tem 385 litros)
Lista de equipamentos acima da média
Mesmo sendo um SUV de entrada, o Basalt Feel surpreende na lista de itens de série, incluindo:
- Central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay
- Painel digital de 7 polegadas
- Câmera de ré e assistente de partida em rampa
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
- Quatro airbags e vidros elétricos one-touch
Conjunto mecânico conhecido e manutenção acessível
O motor 1.0 Firefly aspirado flex já é bem conhecido no mercado e tem manutenção fácil e barata. Ele entrega:
- Potência: 71 cv (gasolina) e 75 cv (etanol)
- Torque: 10 kgfm (gasolina) e 10,7 kgfm (etanol)
- Câmbio: manual de cinco marchas
Esse conjunto mecânico já é utilizado em outros modelos da Stellantis, o que facilita o acesso a peças e serviços.
Cinco motivos para pensar bem antes de comprar o Citroën Basalt Feel
Apesar das qualidades, o Basalt Feel tem pontos que podem fazer o consumidor repensar a compra, como desempenho fraco e acabamento simples.
Desempenho é um dos piores do Brasil
O Basalt Feel 1.0 é o carro zero mais lento do Brasil. Nos testes da Autoesporte, o SUV fez de 0 a 100 km/h em 16,9 segundos, desempenho inferior até mesmo ao Volkswagen Polo Track (16,6 s).
Para comparar, o Porsche Taycan Turbo GT, carro mais rápido do país, faz 0 a 100 km/h em 2,2 segundos. O Basalt, por sua vez, precisa de 3,9 segundos apenas para ir de 0 a 40 km/h.
Ergonomia pouco funcional
Dirigir o Basalt pode ser desconfortável devido à posição de direção elevada demais. Além disso:
- O volante não tem ajuste de profundidade
- Os botões dos vidros traseiros estão em um local de difícil acesso
Esses detalhes podem incomodar quem busca um carro mais ergonômico.

Acabamento interno deixa a desejar
Mesmo sendo um SUV acessível, o Basalt apresenta um acabamento simples demais, com excesso de plástico e rebarbas.
- Os bancos têm forração básica
- O console central tem visual antiquado
- Falta um toque de sofisticação no interior
Isolamento acústico ruim
Rodar com o Basalt em velocidades mais altas pode ser desconfortável. Acima de 100 km/h, o motor trabalha em rotações elevadas (acima de 3.500 rpm), aumentando o ruído na cabine.
- Conversar dentro do carro exige elevar o tom de voz
- O barulho externo pode ser cansativo em viagens longas
Segurança poderia ser melhor
Na Índia, o Basalt é vendido com seis airbags, mas no Brasil o modelo conta com apenas quatro. A redução de itens de segurança gera críticas, especialmente considerando que SUVs concorrentes já oferecem mais proteção de série.
Vale a pena comprar o Citroën Basalt Feel manual
O Citroën Basalt Feel 1.0 MT tem um ótimo custo-benefício para quem busca um SUV econômico e espaçoso, mas faz algumas concessões em desempenho e acabamento.
É uma boa compra para quem:
- Quer um SUV acessível
- Precisa de um carro econômico e espaçoso
- Procura um modelo com boa lista de equipamentos
Mas pode não ser ideal para quem:
- Prioriza um bom desempenho
- Espera um acabamento mais refinado
- Busca um carro com isolamento acústico eficiente
Com prós e contras bem definidos, a decisão final depende do que o comprador espera de um SUV de entrada.
O post Novo SUV chega com menor preço, mas tem um detalhe inesperado apareceu primeiro em BM&C NEWS.