
Dupla transportava peças automotivas de origem irregular, vindas do estado de Santa Catarina com destino a Santos (SP). Motorista pagou fiança e responde em liberdade, enquanto o acompanhante do veículo foi encaminhado à cadeia pública. Dupla foi presa transportando peças automotivas com as identificações suprimidas ou ausentes
Polícia Civil/Divulgação
Dois homens foram presos em flagrante por envolvimento em um esquema de receptação, quando alguém adquire, recebe, transporta, oculta ou vende um produto de crime. A Polícia Civil informou ao g1 que ambos foram pegos transportando peças automotivas de origem irregular.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
As prisões ocorreram durante uma operação do 3º Distrito Policial (DP) de Santos, na segunda-feira (31). Segundo a polícia, a equipe recebeu uma informação privilegiada sobre um caminhão que transportava equipamentos irregulares de Santa Catarina para o litoral paulista.
Os agentes localizaram o veículo e realizaram a abordagem na Rua Doutor Manoel Tourinho, no bairro Macuco. Durante a vistoria, encontraram um câmbio e um chassi de outro automóvel, ambos com as identificações suprimidas ou ausentes.
Prisões
O motorista do caminhão, de 63 anos, apresentou uma nota fiscal da carga e afirmou ter sido contratado por um comerciante de Itajaí (SC) apenas para entregar as peças em Santos. Ele negou qualquer envolvimento na negociação dos equipamentos.
De acordo com a Polícia Civil, um homem de 37 anos acompanhava o caminhão em outro veículo. Durante a abordagem, ele tentou fugir, mas foi capturado após uma breve perseguição.
Identificado apenas como “Júnior”, o suspeito alegou que acompanhava a entrega por interesse comercial e receberia uma comissão pela intermediação da transação. Segundo ele, esse tipo de atividade era comum em sua rotina.
Fiança
Os policiais levaram os envolvidos, o caminhão e as peças ao 3º DP para o registro da ocorrência. Em seguida, os equipamentos foram encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia.
O caminhoneiro teve a possibilidade de pagar fiança e responderá em liberdade, enquanto o outro suspeito foi encaminhado à cadeia pública, onde permanece à disposição da Justiça.
Além do crime de receptação, a dupla também é investigada por fraude ideológica, que ocorre quando há alteração ou omissão de informações em documentos públicos ou privados.
Relembre outro caso
Em 25 de março, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra um esquema de receptação de cargas roubadas. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em dois endereços localizados em São Vicente (SP). Ninguém foi preso.
G1 em 1 minuto – Santos: PF realiza operação contra receptação de cargas roubadas
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos