‘Fazer a bancada tremer’: Atleta de SC disputa Mundial de Atletismo Escolar na Sérvia 

A oportunidade de representar o Brasil no Mundial de Atletismo Escolar é celebrada por Masiel Flamand, de 14 anos. A atleta de Blumenau iniciou no esporte aos 12 anos e já detém recordes significativos. Estudante do 9° ano, ela encontrou no esporte uma chance de crescimento e pretende alcançar grandes feitos.

Masiel segurando medalha em pódio

‘Fazer a bancada tremer’: Atleta de SC disputa Mundial de Atletismo Escolar na Sérvia  – Foto: Arquivo pessoal/ND

Masiel nasceu no Haiti e mora em Blumenau desde 2020. Ela é presença garantida na ISF U15 Gymnasiade 2025, o Mundial de Atletismo Escolar sub-15, realizado entre os dias 4 e 14 de abril em Zlatibor, na Sérvia.

Atleta da Secretaria Municipal de Esportes de Blumenau, ela é treinada pelo professor Ednilson Licinio Machado, que dá aulas de atletismo para um grupo de estudantes na EBM Gal. Lúcio Esteves.

O treinador acompanha a atleta desde setembro de 2023, após vê-la participar de sua primeira competição, nos Jogos da Primavera Escolar. Em sua trajetória, Masiel já coleciona conquistas importantes no atletismo escolar.

Masiel compete no Mundial Escolar na Sérvia - Arquivo pessoal/ND

1
2

Masiel compete no Mundial Escolar na Sérvia – Arquivo pessoal/ND

Atleta de Blumenau já detém grandes títulos - Arquivo pessoal/ND

2
2

Atleta de Blumenau já detém grandes títulos – Arquivo pessoal/ND

A adolescente é medalhista de ouro nos 800 metros e de prata nos 2 mil metros do JEBS (Jogos Escolares Brasileiros), disputado em setembro do ano passado, em Recife. Seu desempenho na competição foi o que garantiu sua convocação para representar a seleção brasileira no Mundial.

Ela também é campeã estadual e recordista nas provas de 150 e de 800 metros rasos, além de 1ª colocada nas provas de 800 e de 2 mil metros na fase estadual do JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina) de 2024.

Adolescente encontrou futura vocação no atletismo

Para Masiel, representar o país na competição Mundial é um orgulho e tanto, onde estará ao lado dos melhores atletas do mundo escolar.

“Estar conhecendo estados, países, vários lugares incríveis, não existe nenhuma sensação mais do que felicidade e orgulho de ver que todo esforço valeu a pena”, contou em entrevista ao portal ND Mais.

Atleta correndo durante competição

Masiel começou na modalidade aos 12 anos – Foto: Arquivo pessoal/ND

O principal objetivo da atleta é trazer uma medalha para o Brasil e celebrar com a torcida. “Fazer o pessoal, pais e amigos, todos que torcem por você, gritar de alegria ao ver você vencendo. Fazer a bancada tremer com a torcida do Brasil”.

Foi no atletismo que a adolescente encontrou motivação. Quando não está praticando, sente saudade da modalidade, a qual acredita que irá levá-la cada vez mais longe.

“Eu vejo que isso pode me levar para um bom caminho. Em vez de estar na rua fazendo outras coisas, estou treinando. Ele [esporte] me faz querer começar a ter uma carreira, eu vejo que isso pode me levar a ser alguém grande na vida. Quero poder comprar uma casa para minha mãe”, contou.

Preparação para o Mundial de Atletismo

O treinador Ednilson falou sobre a preparação para a competição na Sérvia, e que acredita que Masiel está preparada para desempenhar um bom papel ao lado de grandes competidoras.

“Foi feito treino de segunda a sábado, todos os dias, só domingo de folga. Posso dizer que ela tá preparada e tudo o que a gente pôde fazer em relação ao treinamento, foi feito. Não tivemos nenhum problema com lesão, com nenhuma situação diferente que pudesse atrapalhar o treinamento”, disse.

Atleta no topo do pódio em Blumenau

Atleta no topo do pódio com treinador logo abaixo – Foto: Arquivo pessoal/ND

Para o treinador, ver seus atletas em competições é uma meta de vida batida.

“Isso pra mim é um motivo de grande alegria em ver não só ela, como outros atletas que estão trabalhando comigo se destacando em nível estadual e nacional. No caso da Masiel, internacional pela primeira vez. É motivo de grande orgulho para mim, de satisfação e dever cumprido. Eu acredito que estou contribuindo com o atletismo blumenauense e agora com o atletismo do Brasil, para que ele possa crescer e se tornar mais forte”, destacou.

A competição Mundial Escolar, que inicia nesta sexta-feira (4), é mais uma oportunidade da atleta mostrar sua dedicação no esporte, tão importante para sua vida.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.