
Na manhã desta quinta-feira (3), um grupo de golfinhos foi avistado na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em umregistro feito por remadoresdo Bra Va’a Praia Clube.
O episódio ocorreu por volta das 6h e chamou a atenção dos esportistas, que flagraram os animais nadando próximos a pontos icônicos como o Forte São João, na Urca, e o Morro Cara de Cão.
Os mamíferos, estimados em cerca de 20 indivíduos, interagiram com as canoas havaianas durante o deslocamento pela baía. Junior Alves, instrutor de canoagem, relatou a experiência ao Portal iG.
“O encontro com os golfinhos foi lá na Praia do Flamengo hoje, quinta-feira às 5h40 da manhã, eram umas 7 pessoas na canoa, né? A gente estava rimando em direção ao Forte Laje, quando de repente a gente viu esse grupo de golfinhos, aí ficavam todos muito surpresos. Foi uma experiência muito incrível e gratificante. E isso antes do sol nascer ainda”, afirmou.
Os golfinhos avistados pertencem a espécies comuns no litoral carioca. Os nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) podem atingir até três metros de comprimento e costumam frequentar a Baía de Guanabara em busca de alimento.
Já os botos-cinza (Sotalia guianensis), também identificados no registro, são outra espécie presente na região.
A presença de golfinhos na baía é um indicativo da biodiversidade local e do equilíbrio ambiental da área, que historicamente enfrenta desafios relacionados à poluição.
Veja o vídeo abaixo: