
O anúncio das novas tarifas comerciais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou ondas de aversão a risco nos mercados globais. E no mercado de criptoativos, o reflexo não foi diferente. Segundo Luiz Pedro, sócio e analista de cripto da Nord Investimentos, o movimento de queda observado nos ativos digitais está diretamente ligado ao sentimento macroeconômico negativo, gerado pela postura do governo norte-americano.
“O tarifário do Trump gerou uma certa aversão a risco nos mercados. Não à toa, a gente vê a Nasdaq e o S&P 500 caindo, e no mercado cripto não foi diferente”, afirmou Luiz Pedro.
Sentimento de risco contamina o setor cripto
O analista explica que o setor de criptoativos segue sensível aos mesmos fatores que afetam outros ativos de renda variável, especialmente em momentos de incerteza.
“É mais reflexo da aversão a risco. Existe receio de recessão no horizonte, e não se sabe até onde vai essa postura um pouco mais extremista do Trump”, destacou.
Apesar de Trump manter um discurso favorável ao setor cripto, o ambiente macro ainda é considerado instável, o que afasta o investidor dos ativos mais voláteis, como o Bitcoin e outras criptomoedas.
Ambiente macro deixa investidores de guarda alta
Segundo Luiz Pedro, a reação do investidor foi imediata: aumento da cautela, fuga de risco e busca por ativos mais defensivos. Essa postura é vista não apenas nos mercados tradicionais, como bolsas e juros, mas também nos criptoativos.
“Mesmo com um governo mais simpático ao setor cripto, o cenário macroeconômico é dúbio no longo prazo. Isso deixa o investidor de guarda alta, fugindo de ativos mais voláteis”, disse o analista.
Mercado em cautela
Embora o mercado cripto não esteja no centro do debate tarifário, sofre os efeitos indiretos do aumento da aversão a risco global. A expectativa agora é de que o setor mantenha certa volatilidade enquanto o cenário político e econômico dos Estados Unidos não se estabiliza. E mesmo com possíveis avanços regulatórios sob um governo favorável, os investidores ainda esperam por mais clareza antes de aumentar sua exposição aos criptoativos.
Leia mais notícias e análises clicando aqui
O post Criptos sofrem após tarifas de Trump: “cenário macro é dúbio” afirma especialista apareceu primeiro em BM&C NEWS.