Flamengo empata com Orlando City, com ataque promissor e defesa frágil

Flamengo empata com Orlando City, com ataque promissor e defesa frágilJoão Scistowicz

O Flamengo encerrou sua pré-temporada nos Estados Unidos com um empate no amistoso contra o Orlando City. A partida terminou em 1×1, com gols de Pedro e Angulo, ambos na primeira etapa. Tite usou os primeiros 45 minutos para testar o ‘time ideal’, com um muita qualidade técnica, porém permitiu o Orlando City criar chances. No segundo tempo, com muitas mudanças o jogo foi outro, com bem menos ritmo e poucas oportunidades de gol.

Em primeiro tempo bastante movimentado, Tite entrou com força máximia. Pulgar e Gerson foram os volantes, Arrascaeta como meia-atacante, Cebolinha e De La Cruz pelos lados e Pedro centroavante. Em alguns momentos, os pontas trocaram de lado, principalmente para dar mais espaço ao Ayrton Lucas, uma vez que com Cebolinha na ponta-esquerda, ambos ocupam a mesma faixa de campo. De La Cruz tem a característica de ‘centralizar mais o jogo’, geranado espaço no corredor para o lateral,

Apesar de criar boas chances e muita qualidade na troca de passes, o meia-campo do Flamengo acabou gerando muitos espaços. Com isso, o Orlando City também teve a bola no pé e já com 6 minutos de jogo colocu uma bola na trade, na finalização de Lodeiro.

Mas a dinâmica do jogo seguiu a mesma, e quando o Flamego ia ao ataque, sempre gerava perigo. Logo após quase sofrer o primeiro gol, De La Cruz conseguiu boa jogada saindo da direita para o meio e achou Varela livre na ponta. O lateral uruguaio teve tempo para cruzar a bola no pé de Pedro, que fez 1×0.

Com 29 minutos de jogo, De La Cruz sofreu uma entrada dura em dividida com Cartagena, onde o jogador do Orlando City acabou recebendo cartão amarelo. O novo meia do Flamengo saiu mancado e chegou a preocupar, Tite chegou a pedir que Luiz Araújo começasse o aquecimento. Porém De La Cruz seguiu em campo normalmente apesar do susto.

No fim da primeira etapa os dois times tiveram chances de gols, aos 39, Pedro saiu cara a cara com o goleiro após belo passe de Arrascaeta. Mas o camisa 9 acabou chutando para fora e perdendo a chance de marcar seu segundo gol.

Como diz o ditado popular ‘quem não faz, leva’, Dois minutos após grande chance perdida por Pedro, o Orlando empatou o jogo com Angulo. Em jogada pela ponta-esquerada de ataque, a bola foi cruzada para trás e a marcação se precipitou, gerando espaço para uma tabela letal dentro da área. Mesmo com os cinco minutos de acréssimo, as equipes foram para o intevalo com a partida empatada em 1×1.

Para o segundo tempo, Tite proveu cinco alteração, com Wesley no lugar de Ayrton Lucar (Varela viou lateral-esquerdo), David Luiz no lugar de Léo Pereira, Allan no lugar de Pulgar, Luiz Araújo, no lugar de De La Cruz e Gabigol no lugar de Pedro.

Em campo, o jogo continou equilibrado, porém o Flamengo passou a criar menos chances. Os substitutos tiveram mais dificuldades para encontrar espaços na defesa do Orlando City. Tanto que aos 12 minutos da segunda etapa, Tite voltou a mexer no time: Victor Hugo entrando na vaga de Arrascaeta e Bruno Henrique por Cebolinha.

Menos de cinco minutos após Victor Hugo entrar em campo, o jovem meia sentiu uma lesão e teve que ser substituido por Matheus Gonçalves. O Orlando City também fez alterações no decorrer do segundo tempo, e terminou o jogo com uma equipe totalmente diferente. Já aos 30 minutos da última etapa, Tite também promoveu as entradas de Cleiton e Luis Aurélio, nos lugares de Varela e Gerson, respectivamente

A metade final do segundo tempo foi bastante burocrática, com dois times totalmente diferentes dos iniciais. A falta de entrosamento dos reservas foi uma tônica no fim do jogo, se refletindo na queda no ritimo e poucas chances criadas para ambos os lados.

Após vitória contra o Philadelphia Union e o empate de hoje contra o Orlando CIty, o Flamengo volta ao Brasil ainda neste fim de semana. A equipe principal voltará a disputar o Campeoanto Carioca na próxima rodada. Ainda hoje, os jovens da base enfrentam a Portuguesa e já na quarta-feira, os titulares deve jogar contra o Sampaio Corrêa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.