
Lula cumpriu pouco mais de dois anos do mandato e tem a popularidade em queda nas últimas pesquisas; presidente ainda não bateu o martelo sobre disputar a reeleição em 2026. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza nesta quinta-feira (3) um evento de ‘volta por cima’ para divulgar ações do governo com um balanço dos pouco mais de dois anos do atual mandato.
O evento é uma das medidas preparadas para enfrentar a queda de popularidade do petista, registrada em múltiplas pesquisas de opinião desde o fim de 2024.
Quaest: 56% desaprovam governo Lula, e 41% aprovam
A última delas, da Quaest, foi divulgada na quarta-feira (2) e revelou que a desaprovação do presidente cresceu e chegou a 56% dos eleitores brasileiros. É o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que ele passa de 50%.
Leia também:
Economia brasileira piorou nos últimos 12 meses? 56% consideram que sim
56% consideram que país está indo na direção errada
Veja aprovação e reprovação de Lula por região, gênero, idade, estudo, renda, religião e raça
A solenidade foi batizada de “O Brasil Dando a Volta Por Cima” e será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Devem participar do evento ministros, parlamentares, autoridades e integrantes da sociedade civil. O evento é capitaneado pelo novo ministro da comunicação, Sidônio Portela, que substituiu o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) na Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Em 2022, Lula foi o primeiro brasileiro a conquistar nas urnas um terceiro mandato presidencial. Ele ainda não definiu se tentará reeleição em 2026, mas segue como o principal nome do PT e da esquerda para a corrida ao Palácio do Planalto.
Ministro Sidônio Palmeira toma posse em cerimônia com Lula
YouTube/Reprodução
Sidônio reuniu comunicação do governo
No último dia 14 de março, Sidônio reuniu 500 profissionais das assessorias de comunicação de diversos órgãos para alinhar o discurso de comunicação do governo.
Na reunião, Sidônio Palmeira destacou a importância de uma comunicação integrada para aumentar a transparência e a eficácia na disseminação das políticas públicas. Também destacou números e ações que as assessorias precisam ter “na ponta da língua”.
‘Precisamos comunicar com todos os públicos’, diz Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom
“A gente tem que fazer com que as pessoas compreendam todas as ações do governo do presidente Lula, todo o trabalho que o governo tem, em todos os ministérios e estatais, para que saibam exatamente o que o governo está fazendo”, afirmou o ministro no encontro.
Segundo relatos de pessoas presentes à reunião, Sidônio Palmeira não usou a palavra “popularidade”, mas disse confiar que o governo vai reagir nas pesquisas.