Mega operação apreende mais de 1,2 tonelada de fiações furtadas em Blumenau

Uma operação conjunta chamada Alta Tensão resultou na prisão de duas pessoas na manhã desta quarta-feira (2), em Blumenau, no Vale do Itajaí. As equipes fiscalizaram locais suspeitos de armazenar materiais furtados de fiação elétrica e telefonia.

Policial durante operação que reprime crime de receptação de fios furtados em Blumenau

Mega operação apreende mais de 1,2 toneladas de fiações furtadas em Blumenau – Foto: Pedro Mariano/NDTV Record

A ação contou com agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura de Blumenau, da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e empresas de telefonia. Ao todo, mais de 1,2 toneladas de fiações de origem suspeita foram apreendidas.

Em entrevista para a NDTV Record de Blumenau, o tenente Farias, coordenador da operação policial, explicou que a ação teve como objetivo fiscalizar locais suspeitos, para identificar possíveis receptadores de crimes de furto, principalmente de materiais de cobre, devido ao seu valor agregado.

“Houve um aumento, um ligeiro aumento nesse tipo de crime de furto. Inclusive, houve um aumento nas prisões também. Só que como a gente já atua na prisão, a gente resolveu também atuar com um foco direcionado agora para os receptadores”, disse.

Policial durante operação que reprime crime de receptação de fios furtados em Blumenau

Segundo a Polícia Militar, entre os materiais mais procurados pelos suspeitos está o cobre, devido ao seu valor agregado – Foto: Divulgação/Polícia Militar/ND

Ainda conforme Farias, os locais com potenciais receptadores costumam ser pontos de sucatas, que realizam reciclagem de material, como papelão, plástico e ferros verdes.

Dois suspeitos foram presos durante a operação Alta Tensão

Ao todo, cinco estabelecimentos foram alvo de vistoria durante a operação. Em dois deles, nos bairros Garcia e Velha Central, dois suspeitos foram presos em flagrante.

“Já tinha alguns relatos que a gente colhia de prisões de ladrões de fiação elétrica, que relatavam que vendiam nesse estabelecimento. Então a gente chegou aqui, e tanto a Celesc, telefonia e o setor de Iluminação Pública Municipal, já identificaram materiais que pertenciam à eles”, explicou o coronel Valente.

Mais de 1 tonelada de material foi apreendido em operação - Pedro Mariano/NDTV Record

1
4

Mais de 1 tonelada de material foi apreendido em operação – Pedro Mariano/NDTV Record

Fios de cobre estão entre os mais procurados pelos suspeitos  - Pedro Mariano/NDTV Record

2
4

Fios de cobre estão entre os mais procurados pelos suspeitos – Pedro Mariano/NDTV Record

Operação envolveu órgãos de segurança e municipal  - Pedro Mariano/NDTV Record

3
4

Operação envolveu órgãos de segurança e municipal – Pedro Mariano/NDTV Record

Polícia Civil também esteve envolvida na operação  - Pedro Mariano/NDTV Record

4
4

Polícia Civil também esteve envolvida na operação – Pedro Mariano/NDTV Record

No Garcia, o proprietário do local já havia sido detido pelo mesmo crime em uma operação realizada em 2021. No mesmo endereço, mais de uma tonelada de material foi apreendida, e parte do galpão foi interditada. No bairro Velha Central, foram recolhidos aproximadamente 270 kg de materiais de origem suspeita.

De acordo com o coronel, a operação teve como foco coibir o crime de receptação. Segundo Valente, geralmente usuários de drogas furtam os materiais para trocar por dinheiro, para poderem adquirir mais entorpecentes.

Em outros pontos fiscalizados, as equipes identificaram irregularidades sanitárias, como focos de dengue e problemas estruturais. Os responsáveis foram notificados para regularizar as situações dentro do prazo legal.

Na operação, uma ave nativa foi encontrada em cativeiro, sendo o autor notificado por manter o animal preso de forma ilegal.

Operação Alta Tensão foi deflagrada nesta quarta-feira (2) - Divulgação/Polícia Militar/ND

1
3

Operação Alta Tensão foi deflagrada nesta quarta-feira (2) – Divulgação/Polícia Militar/ND

Locais suspeitos passaram por vistoria  - Pedro Mariano/NDTV Record

2
3

Locais suspeitos passaram por vistoria – Pedro Mariano/NDTV Record

Materiais apreendidos somam mais de 1 tonelada  - Pedro Mariano/NDTV Record

3
3

Materiais apreendidos somam mais de 1 tonelada – Pedro Mariano/NDTV Record

Adicionar aos favoritos o Link permanente.