Encontro de Muladeiros: Tradição e Festa no Oeste Goiano

Todos os anos, janeiro é mês de Festival dos Muladeiros, no Oeste de Goiás.
Centenas de apaixonados por mulas, cavalos e jumentos se reúnem para festejar esaa convivência história entre pessoas e animais na cidade de Iporá.
Iporá é um município que tem cerca de 36 mil habitantes e ocupa uma área de 1.026 km², a 216 km da capital Goiânia.
A cidade fica a 600 metros de de altitude e tem uma economia voltada para a agricultura de soja, além do comércio regional.
Iporá tem 5 eventos anuais que atraem visitantes de outros estados: O Réveillon no Lago Pôr do Sol;o Carnaval no Lago Pôr do Sol; Festa da Nossa Senhora Auxiliadora (a terceira maior festa religiosa do Estado de Goiás, em maio; a Exposição agropecuária de Iporá, em julho; e o Encontro Nacional dos Muladeiros, sempre acontece na última semana de janeiro.
Trata-se do maior encontro de Muladeiros do mundo. Os hotéis de Iporá já se preparam para receber a multidão de visitantes que movimentam a economia local.
O encontro tem exposições, provas, desfiles e shows de música sertaneja.
A atração principal da festa é a cavalgada que percorre cerca de 15 quilômetros pela principal avenida da cidade.
Crianças e adultos vestidos ‘a caráter’ fazem a apresentação pelas ruas de Iporá. E a festa também inclui a negociação de animais para novos interessados.
Um dos objetivos do encontro é resgatar a cultura dos antigos tropeiros e bandeirantes. Assim como ocorre na Festa da Queima do Alho, no Festival do Peão de Barretos (SP).
O evento em Goiás celebra a cultura e a paixão dos criados de mulas, também chamados de muares, dependendo da região do Brasil
Essa espécie híbrida é formada pelo cruzamenro de um jumento com uma égua ou de uma jumenta com um cavalo.
As mulas se caracterizam pela orelhas alongadas e pelo curto. Costumam ser mais altas que os jumentos. O tamanho depende muito do cavalo (pai) ou da égua (mãe), mas, em geral, uma mula tem mais de 1,5 metro.
Como os cavalos têm 64 cromossomos e os jumentos apenas 62, as mulas nascem com 63 cromossomos. E isso faz com que elas sejam estéreis (com raras exceções) .
As mulas são robustas e fortes. Adaptam-se bem ao ambiente. E são ótimas para montaria, tração e transporte de carga, o que confere grande importância desse animal no dia a dia de produtores rurais e pessoas que dependem do animal para a locomoção no dia a dia. Dada a sua robustez e
As mulas, inclusive, foram usadas para o transporte de pessoas e materiais para assistência médica durante s Segunda Guerra Mundial. Na foto, mulas do serviço médico da Inglaterra.
As mulas conseguem caminhar com desenvoltura mesmo em locais de relevo acidentado.
Além disso, elas são mais resistentes a doenças do que os cavalos. E se cansam menos. São animais bastante resistentes e enérgicos no dia a dia.
Como curiosidade, uma informação: a maior mula existente no mundo é a Poitevine, que chega a ter 1,70 metro e nasceu do cruzamento entre uma égua mulassier Poitevin e um burro Poitou. A espécie híbrida foi criada em haras na França
Adicionar aos favoritos o Link permanente.