
De Belém, o animal será levado até Castanhal, onde receberá acompanhamento contínuo pelos técnicos do Instituto Bicho D’Água, garantindo que tenha todo o suporte para seu desenvolvimento. Filhote de peixe-boi resgatado em Juruti foi transferido para receber cuidados em Castanhal-PA
Semma Juruti / Divulgação
Foi transferido nesta terça-feira (01) para Belém, o filhote de peixe-boi fêmea resgatado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Juruti, no oeste do Pará. O transporte foi feito por meio da parceria do Instituto com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De Belém, o animal será levado até Castanhal, onde receberá acompanhamento contínuo pelos técnicos do Instituto Bicho D’Água, garantindo que tenha todo o suporte para seu desenvolvimento e bem-estar, para que no futuro possa retornar ao seu habitat natural.
O filhote foi resgatado na última sexta-feira (28), na comunidade Santa Teresinha, no Lago das Piranhas. O pequeno animal foi encontrado por pescadores preso em uma rede de pesca e, sem sinais de sua mãe por perto, tomaram a iniciativa de levá-lo até a comunidade e acionar a Semma para o resgate e garantir bem-estar do filhote.
O filhote passou por avaliação técnica e apresentava algumas escoriações no corpo devido ao atrito com a rede de pesca. Após a avaliação, foi levado para a sede da Secretaria, onde permaneceu sob os cuidados da equipe da Semma.
Para garantir o melhor tratamento, a Semma entrou em contato com o Instituto Bicho D’Água, organização especializada na conservação de espécies aquáticas, que prestou suporte com orientações sobre cuidados necessários até a chegada de sua transferência.
O resgate e a assistência prestada ao filhote demonstram a importância da colaboração entre comunidades, órgãos ambientais e instituições especializadas para a conservação da fauna amazônica, visto que o peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis), é uma das espécies mais ameaçadas de extinção da região.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região