Programa ‘Geração Portuária’ recebe inscrições para formação de mão de obra no Norte Fluminense


Cursos gratuitos são oferecidos pela Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em parceria com a Firjan, Senai e Prefeitura de São João da Barra. São 45 vagas e inscrições vão até o dia 6 de abril. Ferroport oferece formação como foco na diversidade, inclusão e desenvolvimento profissional local
Ferroport/Divulgação
O programa “Geração Portuária” está com inscrições abertas, até o dia 6 de abril, para cursos de formação de mão de obra local no Norte Fluminense. São 45 vagas gratuitas ao todo.
Os cursos são oferecidos pela Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em parceria com a Firjan, Senai e Prefeitura de São João da Barra.
O objetivo é qualificar os interessados para atuar nas áreas de manutenção e operação da Ferroport.
Na área de Manutenção, são 25 vagas voltadas, preferencialmente, para mulheres e pessoas negras moradoras de São João da Barra e Campos dos Goytacazes.
Os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos e, como requisito, formação técnica (mecânica, elétrica, eletrotécnica, automação, afins) concluída no máximo há dois anos.
No caso de Operação, são 20 vagas exclusivamente para mulheres moradoras de São João da Barra. Além da idade mínima de 18 anos, as candidatas devem ter concluído o Ensino Médio, mas não é exigida experiência.
As inscrições devem ser feitas no site https://trabalheconosco.vagas.com.br/ferroport/geracao-portuaria.
“O Geração Portuária abre oportunidades para capacitar moradores da região e inserir novos talentos no mercado de trabalho, reforçando o compromisso da companhia com a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento profissional local”, afirma o presidente da Ferroport, Carsten Bosselmann.
Processo seletivo
Na edição 2025, os candidatos inscritos passarão por um processo seletivo ao longo do mês de abril, e os 45 aprovados começam os cursos em junho, com aulas ministradas pela Firjan Senai, em Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no período da tarde.
O cronograma da capacitação teórica tem a duração de dois meses. Os alunos serão submetidos a um processo de avaliação, e os 20 aprovados seguirão para a capacitação prática nas áreas de manutenção e operação da Ferroport por dez meses. Durante todo o período de formação, os trainees receberão bolsa-auxílio.
Inscrição
Serviço: Programa Geração Portuária 2025/2026
Inscrições: 24/03 a 06/04
Link: https://trabalheconosco.vagas.com.br/ferroport/geracao-portuaria
Sobre os cursos
Curso Técnicas de Manutenção Eletromecânica (300h): 25 Vagas
Requisitos: Preferencialmente, mulheres e pessoas negras de São João da Barra e Campos; formação técnica (mecânica, elétrica, eletrotécnica, automação, afins) concluída no máximo há 2 anos; idade mínima: 18 anos
Curso Operador de Equipamentos Portuários (252h): 20 Vagas
Requisitos: Mulheres de São João da Barra; Ensino Médio completo; não é exigida experiência; idade mínima: 18 anos
Sobre a Ferroport
A Ferroport, joint venture da mineradora Anglo American e da Prumo Logística, é uma empresa privada brasileira do setor de infraestrutura e logística. Ela é responsável pela operação do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense.
A companhia atua na operação portuária de armazenamento e embarque do minério e no atendimento da Anglo American, que extrai o produto em uma mina em Conceição de Mato Dentro (MG). Ele é transportado por mineroduto de 529 km, pertencente à Anglo, percorrendo 33 municípios até o Porto do Açu, onde no terminal passa por filtragem, é estocado e exportado via navio para diversos países.
A Ferroport gera mais de 600 empregos diretos e indiretos em São João da Barra e região e está classificada no Top 3 em Diversidade e Inclusão pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em conjunto com as empresas do Grupo Prumo.
“A companhia investe em programas de diversidade e inclusão, como o Por Elas e Liderança Diversa e Inclusiva. Além disso, recebeu, pela terceira vez, o selo GPTW (Great Place To Work), como excelente empresa para se trabalhar”, divulgou a empresa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.