A erva presente em todas as cozinhas do Brasil que alivia a dor e é anti-inflamatório natural

Presente em diversas receitas, o orégano é muito mais do que um tempero aromático. Um estudo publicado na revista Medical News Today apontou que a erva alivia a dor e é anti-inflamatório natural.

Imagem de orégano em pote e colher

Saiba qual erva alivia a dor e é anti-inflamatório – Foto: Canva/ND

O orégano, rico em substâncias com potencial terapêutico, entre elas o carvacrol e o timol, compostos com propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas substâncias atuam reduzindo o estresse oxidativo no organismo e bloqueando processos inflamatórios que causam dor e rigidez nas articulações.

Vale ressaltar que, segundo o estudo, a erva que alivia a dor e é anti-inflamatório também é fonte de ácidos fenólicos e flavonoides, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem as células do corpo. Essa ação antioxidante é fundamental para a prevenção de doenças crônicas e para o fortalecimento do sistema imunológico.

O orégano, erva que alivia a dor e é anti-inflamatório natural

Os pesquisadores afirmam que uma das descobertas mais promissoras sobre o orégano é sua concentração de beta-cariofilina (E-BCP), um composto que interage com os receptores cannabinoides CB2 do organismo.

Isso significa que ele pode modular processos inflamatórios de maneira similar aos cannabinoides naturais do corpo, sem os efeitos psicoativos associados ao uso da cannabis.

Uma pesquisa da NIH (National Library of Medicine), dos Estados Unidos, indica que, além de ser uma erva que alivia a dor e é anti-inflamatório natural, a beta-cariofilina pode ser eficaz no tratamento de doenças como artrite, osteoporose e até mesmo em condições cardiovasculares. Esse mecanismo de ação torna o orégano um aliado natural no combate às inflamações crônicas.

Além de ser uma erva que alivia a dor e é anti-inflamatório natural, a beta-cariofilina pode ser eficaz no tratamento de doenças como artrite, osteoporose e até mesmo em condições cardiovasculares – Foto: Canva/ND

Como consumir o orégano para aproveitar seus benefícios?

Embora seja comum o uso do orégano seco como tempero, outras formas de consumo podem potencializar seus efeitos terapêuticos:

  • Infusão de orégano: ajuda na digestão e reduz inflamações. Basta adicionar uma colher de chá de folhas secas em água quente, deixar em infusão por alguns minutos e beber.
  • Óleo essencial de orégano: concentrado de substâncias bioativas, pode ser utilizado diluído para aplicação tópica em dores musculares ou inalado para melhorar a respiração. Também está disponível em cápsulas, que auxiliam na imunidade.
  • Orégano fresco ou em pó: adicionado às refeições, melhora o sabor dos alimentos e fornece propriedades antioxidantes e antibacterianas.
Folhas verdes com orégano seco

Apesar de ser uma erva que alivia a dor e é anti-inflamatório, o orégano deve ser consumido com moderação – Foto: Canva/ND

Cuidados no consumo

Apesar de ser uma erva que alivia a dor e é anti-inflamatória, o orégano deve ser consumido com moderação. O óleo essencial, por ser altamente concentrado, precisa ser diluído antes da aplicação na pele. Pessoas alérgicas à menta ou à manjericão devem ter cautela, pois essas plantas pertencem à mesma família botânica.

Mais do que um simples tempero, o orégano é um recurso natural que, quando usado corretamente, pode auxiliar na redução de dores e na promoção da saúde. Integrá-lo à alimentação pode ser uma estratégia saborosa e eficiente para fortalecer o organismo.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.