Espaço reduzido, grande decisão: como escolher o compacto ideal?


Saiba como avaliar localização, áreas comuns e comodidades antes de se mudar para seu novo lar. Mudar para um imóvel compacto, seja ele um studio ou um apartamento de um quarto, é uma escolha inteligente para quem busca comodidade. Além de mais acessíveis, esses espaços são perfeitos para quem valoriza um estilo de vida urbano, eficiente e integrado à cidade. A menor metragem torna a limpeza e a manutenção mais fáceis e rápidas, permitindo que os moradores dediquem mais tempo àquilo que realmente importa.
Mas para aproveitar ao máximo os benefícios de viver em um imóvel compacto, é preciso considerar alguns fatores. “Com o espaço reduzido, a localização, as áreas comuns e as demais comodidades oferecidas pelo empreendimento se tornam fundamentais”, afirma Deborah Bassoli, CEO da Deborah Bassoli Empreendimentos Imobiliários. Nos últimos anos, a incorporadora mergulhou no universo dos compactos e realizou pesquisas para entender os principais pontos para um compacto de sucesso.
Vai se mudar para um compacto? Então considere os pontos a seguir.
Localização
Se a localização é importante para a compra de qualquer imóvel, no caso dos compactos ela é fundamental. Avalie suas necessidades específicas, mas considere pontos como mobilidade e proximidade a serviços. Se você tem a possibilidade de se locomover com facilidade, poderá considerar regiões mais distantes do trabalho, por exemplo, ampliando as possibilidades.
Também é interessante que você esteja perto de espaços de lazer e bem-estar, como parques, praças e teatros, para além dos serviços. “Os bons compactos levam em conta a ideia de lar expandido, isto é, consideram que as proximidades do imóvel também fazem parte do conceito de ‘casa'”, explica Deborah Bassoli. “Assim, morar próximo a espaços culturais, restaurantes e transporte público valoriza o imóvel, mas principalmente a experiência do morar”.
>> Compacto em Curitiba: conheça o Aretha, o novo empreendimento da DBe
Áreas comuns
Quanto mais áreas comuns que suprem necessidades cotidianas o edifício dispõe, mais espaço você ganha dentro do seu apartamento. Imóveis com lavanderia e coworking, por exemplo, são os melhores candidatos. Assim, você poupa espaço para focar no que realmente importa.
Ainda melhor se as áreas comuns contemplarem espaços de lazer que combinam com seu estilo de vida. Para quem não tem filhos, por exemplo, talvez não faça tanto sentido morar em um edifício que disponha de salão de festas e parquinho. Mas um edifício com academia, rooftop e área gourmet, por outro lado, podem valorizar muito a experiência do morador.
Lavanderias comunitárias poupam espaço dentro do apartamento.
FyrStudio/Divulgação
Comodidade
Alguns compactos atuais oferecem uma série de serviços on-demand, como limpeza, aluguel de bicicletas e contratação de profissionais técnicos, por exemplo. Outra comodidade interessante são os “locker rooms”, ou seja, espaços específicos para receber encomendas de forma autônoma, sem a necessidade da presença do morador. O alinhamento do imóvel às necessidades contemporâneas é um ponto importante a ser considerado na hora de mudar para um compacto.
As comodidades são um diferencial para quem mora, mas ganham ainda mais relevância para quem pensa em comprar um imóvel com a possibilidade de, em algum momento, colocá-lo para alugar.
Coworking do compacto Aretha, em Curitiba, de Deborah Bassoli Empreendimentos.
FyrStudio/Divulgação
Vai comprar um compacto? Fique de olho na valorização
Mesmo que a ideia seja comprar o imóvel para viver por tempo indeterminado, os compactos permitem considerar outros cenários futuros. Compactos bem localizados que dispõem de áreas comuns inteligentes e outros serviços são mais fáceis de serem alugados para curta e longa temporada. Assim, a rentabilidade por aluguel se torna uma opção para o proprietário — seja porque fará uma viagem e, então, pode alugar o imóvel para short-stay; seja porque as necessidades mudaram e foi necessário buscar um espaço maior.
>> Vai alugar seu imóvel? Saiba que tipo de locação pode render mais
Caso a mudança seja definitiva, imóveis compactos têm mais liquidez e rentabilidade. E quando bem localizados, a valorização torna o investimento na compra do imóvel ainda mais atrativo. “Investir em um imóvel compacto é pensar estrategicamente no futuro. Além de ser uma opção prática para o estilo de vida contemporâneo, estes imóveis tendem a se valorizar rapidamente devido à sua alta demanda e localização privilegiada”, conta a CEO Deborah Bassoli.
>> Conheça a Deborah Bassoli Empreendimentos
Você pode também acompanhar as próximas etapas de construção do Aretha, os demais projetos da DBe e a rotina de trabalho da empresa nas redes sociais: Instagram e LinkedIn.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.