É bom caminhar depois de comer? O que a ciência diz sobre este hábito

É bom caminhar depois de comer? Nos últimos anos, vários estudos focaram em como certos hábitos cotidianos podem influenciar diariamente a saúde. Entre eles, as rotinas após as refeições despertaram interesse na comunidade científica.

As pesquisas recentes analisaram o impacto de atividades simples, como fazer caminhadas, beber líquidos para funções chave do organismo.

Essa evidência permite traçar um panorama mais preciso sobre quais práticas são benéficas e quais convêm ajustar ou evitar.

na foto aparece uma mulher que tenta caminhar depois de comer

Mulher faz caminhada e exercícios físicos – Foto: Pixabay/ND

Os benefícios de caminhar depois de comer

Caminhar depois de comer pode ter um efeito significativo sobre o metabolismo, melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir riscos de pico de glicose no sangue.

Essa prática é uma estratégia acessível para prevenir e controlar doenças como a diabetes tipo 2, de acordo com um artigo da revista Eating Well.

O fato de que uma caminhada após uma refeição basta para obter melhorias consideráveis na saúde metabólica foi respaldado por um estudo da Universidade de Otago (Nova Zelândia) pode reduzir em até 12% os níveis de açúcar no sangue.

Além do controle da glicemia, caminhar depois de comer contribui para a redução de peso. Um estudo publicado no International Journal of General Medicine indicou que tal atividade após comer é mais eficaz para perder peso do que fazê-lo uma hora depois.

Quem também se beneficia com essa atividade é o sistema digestivo, pois favorece o trânsito dos alimentos através do trato gastrointestinal. Isso reduz desconfortos como inchaço, gases, arrotos e cólicas, segundo um estudo divulgado em Gastroenterology and Hepatology from Bed to Bench.

Esta prática pode reduzir a interação com bactérias intestinais e diminuir a acumulação de gás, bem como a exposição ao ácido gástrico, o que se vincula com menores taxas de acidez estomacal e sintomas de refluxo.

Por último, caminhar depois de comer também impacta no estado de ânimo. O movimento, ainda que leve, estimula a liberação de endorfinas, serotonina e dopamina, neurotransmissores associados com sensações de bem-estar e emoções positivas, segundo Mayo Clinic.

Quanto tempo e distância é recomendável?

Com base no objetivo e no benefício, o tempo e a distância a caminhar após comer varia. Para reduzir os níveis de açúcar no sangue, a revista Eating Well recomenda que sejam entre 2 e 5 minutos de caminhada pós refeição. Enquanto que o estudo da universidade neozelandesa recomendou 10.

na foto aparece uma pessoa que tenta caminhar depois de comer

Pesquisa aponta que hábito simples pode prolongar sua vida – Foto: Reprodução/ND

O impacto desta prática foi também avaliado em uma pesquisa publicada na revista Diabetes Care, onde se compararam os efeitos de uma caminhada matinal de 45 minutos com os de uma caminhada de 15 minutos a passo ligeiro após comer.

Os resultados de caminhar depois de comer

Os resultados de caminhar depois de comer foram claros: a caminhada posterior às refeições foi mais eficaz no controle glicêmico e também mostrou efeitos favoráveis sobre a perda de peso.

Uma meta-análise publicada na revista Sports Medicine examinou estudos sobre o impacto de caminhar frente a estar sentado ou de pé, concluiu que pequenos períodos de caminhada de entre dois e cinco minutos após uma refeição têm efeitos positivos na regulação da glicose.

Aumentar esse tempo para 60 a 90 minutos após comer poderia contribuir ainda mais para diminuir picos de picos de açúcar, que tendem a registrar-se nesse lapso.

Há contraindicações em caminhar depois de comer para a saúde?

Apesar de benefícios documentados, caminhar depois de comer não está isento de possíveis efeitos adversos em certos casos, segundo um artigo na revista de saúde Healthline.

Algumas pessoas podem experimentar mal-estar gastrointestinal leve, como indigestão, náuseas, inchaço, gases ou inclusive episódios de diarreia.

Em situações como estar, os especialistas sugerem esperar entre 10 e 15 minutos antes de começar a caminhada e optar por um ritmo moderado, com o fim de minimizar o incômodo e favorecer uma melhor resposta digestiva.

Outros hábitos saudáveis para depois de comer

Segundo a Clínica Mayo, consumir água durante ou depois de uma refeição favorece o processo digestivo ao facilitar a decomposição de alimentos, o que permite melhor absorção de nutrientes por parte do organismo.

A água cumpre um papel essencial na prevenção da constipação ao contribuir para amolecer as fezes. Recomenda-se, portanto, priorizar o consumo frente a bebidas com alto teor de açúcar.

Por outro lado, a infusão de camomila foi objeto de estudos por parte da Universidade de Harvard, onde se identificaram efeitos benéficos sobre o sistema imunológico.

A camomila mostrou eficácia no alívio de desconfortos como a indigestão, as náuseas e os espasmos gastrointestinais, graças à sua capacidade para relaxar o músculo liso do trato digestivo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.