
Município antecipa imunização e disponibiliza 5.300 doses nas unidades de saúde. Araçatuba inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza antes do cronograma oficial do Ministério da Saúde
Prefeitura de Araçatuba /Divulgação
Araçatuba (SP) deu início, nesta sexta-feira (28), à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025, disponibilizando 5.300 doses do imunizante em todas as unidades de saúde do município. A ação acontece antes do cronograma oficial do Ministério da Saúde, que prevê o início da campanha em 7 de abril nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O Dia “D” de mobilização nacional está marcado para 10 de maio.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, trabalhadores da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas também fazem parte do público prioritário.
A meta da campanha é imunizar 90% dos integrantes de cada grupo, que inclui ainda puérperas, povos indígenas e quilombolas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araçatuba (Visam), Priscila Cestaro, a campanha busca mobilizar a comunidade para ampliar a proteção contra a gripe.
“A vacinação é uma das principais medidas de saúde pública, pois reduz complicações, internações e mortalidade relacionadas à influenza, além de evitar sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.
A vacina distribuída neste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B.
Araçatuba inicia vacinação contra a gripe antes do cronograma do Ministério da Saúde
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM