
O governo federal informou pretende lançar uma nova fase do programa Celular Seguro na primeira semana de abril, exigindo a devolução do aparelho celular roubado. O presidente Lula já havia destacado esse assunto em outro momento quando afirmou que pretende combater a ‘república de ladrão de celular’.

Programa Celular Seguro bloqueia o aparelho e emite alerta. — Foto: Reprodução/Instagram/ND
Governo Lula pretende amplicar o progama Celular Seguro
Segundo O Globo, nesta semana o governo Lula pretende notificar, pelo WhatsApp, os celulares furtados/roubados, mesmo que o aparelho esteja com uma nova linha telefônica.
Dessa forma, a ação vai conseguir saber quem é o novo portador do celular roubado e notificá-lo para devolver imediatamente. Caso a pessoa não obedeça, ela correrá o risco de responder por furto, roubo, receptação ou até associação criminosa.
Essa medida faz parte da nova fase do Celular Seguro, programa que visa diminui as taxas de furtos de aparelhos no país. Esse programa é comandado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e está disponível para qualquer cidadão que possua cadastro no gov.br.
Utilizando o serviço, a pessoa que teve o celular roubado consegue comunicar o crime e também bloquear o aparelho, evitando assim danos maiores, como o acesso aos aplicativos de banco e arquivos pessoais.