IFCE oferece 270 vagas em curso gratuito de eletricista de sistemas de energias renováveis


A inscrição no processo de seleção dos participantes será feita de forma presencial, na recepção de cada um dos seis campi participantes. São eles: Cedro, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pecém e Tabuleiro do Norte). IFCE Maracanaú: um dos locais que vai receber o curso gratuito.
Divulgação/IFCE
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou, nesta quinta-feira (25), edital de seleção para o curso gratuito de eletricista de sistemas de energias renováveis, na modalidade presencial. São 270 vagas no total, distribuídas entre as unidades do Instituto nas cidades de Cedro, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pecém e Tabuleiro do Norte.
A qualificação é oferecida por meio do Programa Qualifica Mais Energife, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), criada para impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética.
O curso tem o objetivo de formar profissionais para instalar, montar, operar e manter sistemas fotovoltaicos segundo as normas técnicas e procedimentos técnicos e regulamentares, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas, com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica e respeitando o meio ambiente.
A carga horária será de 200 horas, e as turmas serão divididas em dois módulos. Cada um deles será composto por cinco disciplinas e terá duração de até dois meses. A organização do curso será realizada conforme as definições locais de cada campus do IFCE. Serão ofertadas 30 vagas por turma.
Confira o número de vagas por campus do IFCE:
Cedro: duas turmas (60 vagas)
Jaguaribe: uma turma (30 vagas)
Maracanaú: três turmas (90 vagas)
Pecém: uma turma (30 vagas)
Limoeiro do Norte: uma turma (30 vagas)
Tabuleiro do Norte: uma turma (30 vagas)
Em cada turma, há o limite de 10 vagas para o público interno do IFCE. Caso não sejam preenchidas, serão destinadas para a comunidade externa. Buscando aumentar a participação de mulheres nessa ação, a seleção deverá prever que no mínimo 20% das vagas sejam preenchidas pelas candidatas interessadas. Da mesma forma, não havendo candidatas, as vagas poderão ser preenchidas pelos demais interessados. O Campus Maracanaú ofertará uma turma composta por 100% de alunos regularmente matriculados na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A inscrição no processo de seleção dos participantes será feita de forma presencial, na recepção de cada um dos seis campi participantes (Cedro, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pecém e Tabuleiro do Norte), no período de 29 de janeiro a 08 de fevereiro de 2024. Os horários de atendimento das recepções em cada unidade estão detalhados no item 5.4 do edital.
Para a inscrição é necessário entregar uma cópia dos seguintes documentos:
RG (apresentar Original e Fotocópia);
CPF (apresentar Original e Fotocópia);
Comprovante de conclusão do Fundamental I (histórico escolar, declaração ou equivalente) apresentar original e Fotocópia;
Comprovante de endereço em seu nome ou familiar (qualquer tipo formal de comprovante), apresentar Original e Fotocópia; – Uma foto 3×4;
Formulário de inscrição (anexo I do edital) totalmente preenchido e comprovado quando necessário.
O processo de seleção será realizado por meio de sorteios, que serão realizados conforme as regras definidas em cada campus. Poderão participar candidatos com 18 anos ou mais e ensino fundamental I (1º ao 5º ano) completo. O curso ocorrerá nos campi Cedro, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú e Tabuleiro do Norte no período noturno e no campus Pecém no período matutino, de segunda a sexta-feira. Também poderão ocorrer aulas no período matutino em alguns sábados.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.