Estudante 1º lugar no ITA soube da aprovação ao ser acordado com chamada de vídeo do reitor: ‘bem feliz’


Eduardo Henrique Camargo de Toledo, de 19 anos, mora no interior de São Paulo e conseguiu a nota mais alta em um dos vestibulares mais difíceis do país. Eduardo Henrique Camargo de Toledo, 19 anos, passou em 1° lugar no ITA
Parodi
Imagina acordar com uma ligação em vídeo informando que você passou em um dos vestibulares mais difíceis do país? Isso aconteceu com Eduardo Henrique Camargo de Toledo, de 19 anos, morador de Valinhos (SP).
Ele recebeu uma chamada do reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correia, comunicando que havia sido aprovado em 1º lugar na classificação geral, entre todos os candidatos inscritos no Vestibular 2024, considerando civis e militares.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Eduardo não apenas conquistou a aprovação no instituto, mas também se destacou com uma média geral de 8,75. Em física, ficou com uma nota de 8,25, superando mais de 9 mil concorrentes ao longo de todas as etapas do processo seletivo.
Não é a primeira vez que o estudante tem uma grande conquista nos estudos. Em 2020, ainda no 2° ano do ensino médio, o jovem venceu a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) contra concorrentes de 16 países, ficando com a medalha de ouro. 🥇
Momento da notícia 📱
A notícia da conquista pegou o jovem de surpresa. Ele contou ao g1 que a reação foi “meio vergonhosa de contar”, explicando como recebeu a ligação do reitor enquanto ainda estava sonolento.
“Eu ‘tava’ meio dormindo, semi-acordado, o telefone tocou e a primeira coisa que eu fiz foi só dizer para o reitor assim ‘não pode ser depois?'” relata o jovem.
Eduardo aproveitou os cincos minutos que foram dados a ele, foi ao banheiro, penteou o cabelo e fez uma nova vídeo chamada.
A ficha caiu durante a segunda ligação, transformando sua surpresa inicial em alegria. “No início, eu estava meio sem entender, mas no final já estava bem feliz”.
Caminho para aprovação 🛣️
Eduardo Henrique Camargo de Toledo, 19 anos, passou em 1° lugar no ITA
Parodi
Segundo Nívea Cristina Camargo de Toledo, mãe do jovem, Eduardo estudou em escolas particulares desde os primeiros anos de vida, sempre visto como um aluno exemplar. Ela diz que o filho ganhou bolsas de estudo por mérito próprio e foi convidado por diversas instituições após demonstrar seu potencial.
O jovem participou de várias Olimpíadas de conhecimento desde 2016. Ele acumulou uma coleção de medalhas em disciplinas como matemática, física, química, xadrez e astronomia, incluindo prêmios nacionais e internacionais.
A rotina de estudos acabou variando ao longo dos anos. Quando ainda estava no terceiro ano do ensino médio, na sua primeira tentativa, usou as manhãs para estudar para as olímpiadas de astronomia em geral, não necessariamente o vestibular.
Já à tarde, ele assistia às aulas do cursinho preparatório do ITA. De acordo com Eduardo, isso acabou atrapalhando. Apesar de conquistar o prata da Olímpiada, a rotina de estudos não foi suficiente para a aprovação.
“Voltei com uma medalha de prata, que era uma medalha bem difícil de você conseguir, representando meu país e tudo mais e pensava que vestibular já estava feito, né? Já tinha passado”, declara.
Na sua segunda tentativa, em 2022, o jovem acabou sendo desclassificado por conta da redação, já que não conseguiu a pontuação mínima na matéria. Depois das tentativas, Eduardo optou estudar escrita, leitura e interpretação textual. Essa dedicação contribuiu para a aprovação e desempenho nas diversas áreas do vestibular.
“Eu imaginava (que seria aprovado), porque eu já tinha tido um resultado muito bom. Eu estava me destacando no cursinho. […] Eu ficaria meio chocado se não passasse, mas, em primeiro lugar, eu não esperava”, confessa.
Preparativos e aspirações 👨🏼‍🎓
As aulas começam só em março, mas já existem preparativos para os aprovados. Atualmente, a rotina tem focado na realização de vários exames, por causa da inspeção de saúde que o instituto exige.
Há também comissão de recepção para os calouros, realizada pelos veteranos, com palestras feitas por diversas pessoas que já passaram pelo instituto.
Com a aprovação no ITA, Eduardo deseja estudar engenharia espacial. Ele tem interesse pela astronomia e deseja contribuir para o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais. 🚀
“Eu gosto muito da parte de astronomia e tudo mais. A ideia de montar um satélite, montar um foguete, alguma coisa do tipo”, declara.
Apesar das suas aspirações, o jovem expressou o desejo de explorar diferentes áreas. Ele ressaltou a importância da flexibilidade no ITA, onde a iniciativa e a disposição para se perder em diversas áreas do conhecimento são importantes para o desenvolvimento acadêmico.
“Você não vai entrar no ITA, e a pessoa que você entrou, não vai ser a pessoa que vai sair quando você estava entrando. Você vai ter muitas iniciativas, você vai ter muitas oportunidades, você vai conhecer a fundo muitas matérias que antes conhecia só superficialmente. Você vai ter a oportunidade de ver onde você tem afinidade, onde você tem maior habilidade”, relata o jovem.
*Sob supervisão de Yasmin Castro.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
e
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.