Oscar 2024: Com favoritos baseados em fatos, conheça 5 histórias por trás de filmes indicados


‘Oppenheimer’ e ‘Assassinos da lua das flores’ disputam categoria de melhor filme, mas ‘Segredos de um escândalo’, ‘A sociedade da neve’ e até ‘Barbie’ têm casos famosos nos bastidores. 5 filmes baseados em fatos indicados ao Oscar 2024
Por enquanto, dá para dizer que “Oppenheimer” e “Assassinos da lua das flores” são os dois grandes favoritos para ganhar o prêmio de melhor filme no Oscar 2024, que acontece em 10 de março.
Oscar 2024: Veja lista completa dos indicados
Como ambos são baseados em fatos, um tipo de roteiro que a Academia de Hollywood ama – por mais que não tenha premiado tantas produções –, o g1 conta no vídeo acima histórias reais que inspiraram cinco dos indicados deste ano.
‘Oppenheimer’
Cillian Murphy em cena de ‘Oppenheimer’
Divulgação
Ainda há tempo, mas só uma grande reviravolta tira o principal Oscar da mão de “Oppenheimer” – e dificilmente alguém não sabe ainda que o filme é baseado na vida de J. Robert Oppenheimer, o “pai” da bomba atômica.
O próprio neto do cientista, Charles, disse em entrevista à “Time” que considera o filme uma boa representação da vida do avô, mas que fica bem chateado com a cena em que ele envenena a maçã de um professor.
Ele diz que esse momento nunca aconteceu e os próprios autores do livro, no qual o roteiro é baseado, admitem que não sabem se é verdade.
‘Assassinos da lua das flores’
Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio em cena de ‘Assassinos da lua das flores’
Divulgação
Grande parte do filme de Martin Scorsese reconta com precisão a história dos assassinatos de membros da tribo Osage nos Estados Unidos no começo do século 20.
A maior mudança na verdade acontece em relação ao livro no qual o filme se baseia. A obra original foca mais na investigação feita pelo FBI, tanto que Leonardo DiCaprio originalmente interpretaria um dos agentes da organização.
Os produtores por sorte decidiram seguir mais de perto o lado dos indígenas – e, com isso, conseguiram a interpretação de uma vida de Lily Gladstone.
‘Barbie’
Rhea Perlman e Margot Robbie em cena de ‘Barbie’
Divulgação
A aventura de uma boneca até se transformar em uma pessoa real não é de verdade, mas “Barbie” tem uma história muito interessante por trás de uma personagem importantíssima.
Essa velhinha boazinha aí interpretada pela ótima Rhea Perlman é a Ruth Handler, criadora da boneca. No filme, ela até brinca que teve problemas com a Receita Federal americana.
A verdade é que ela quase foi presa. Nos anos 1970, ela e o marido foram condenados por fraude e conspiração ao mentirem sobre o estado das finanças da Mattel.
‘Segredos de um escândalo’
Julianne Moore e Natalie Portman em cena de ‘Segredos de um escândalo’
Divulgação
Indicado a melhor roteiro original, “Segredos de um escândalo” é livremente inspirado na história real de Mary Kay Letourneau, uma professora americana que chegou a ser presa depois de começar um relacionamento com um de seus alunos.
Na época, ela tinha 34 anos. Ele, 12. Mas isso não foi tudo.
Depois de sete anos na prisão, ela reencontrou o jovem. Eles se casaram e tiveram quatro filhos juntos.
‘A sociedade da neve’
Cena de ‘A sociedade da neve’
Divulgação
A queda do voo Força Aérea Uruguaia 571 e a luta dos 16 sobreviventes que ficaram meses no alto de uma montanha gelada nos Andes, em 1972, já ganhou inúmeros retratos na TV, no teatro e, é claro, no cinema – como no filme “Vivos” (1993).
O mais recente deles, “Sociedade da neve”, foi indicado a melhor filme internacional e é a primeira vez que os envolvidos e as famílias das vítimas autorizam o uso dos nomes reais dos passageiros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.