
A morte do vigilante Edson João da Silva, de 44 anos, chocou a região Norte de Santa Catarina. O trabalhador foi atacado e morto enquanto atuava na Escola Municipal Rosalvo Fernandes, em Araquari, na madrugada desta sexta-feira (28). Uma investigação inicial já conseguiu levantar a possível causa do crime.

Vigilante Edson João da Silva foi morto a facadas em Araquari nesta sexta-feira (28) – Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/PCSC/ND
O que motivou morte de vigilante em escola de Araquari
Segundo o delegado regional de Joinville, Rafaello Ross, o homicídio foi premeditado e seu motivo seria fútil. “Nós percebemos que, pelas informações que foram coletadas até o momento, é uma desavença de um dos autores com esse vigilante”, afirma.
A investigação ainda aponta que a desavença seria algo pessoal. “Temos relatos superficiais e preliminares, mas foi algo muito banal, nada consistente e muito longe de motivar qualquer crime contra esse vigilante” esclarece o delegado.
Suspeito procurado por homicídio no Paraná
Ainda de acordo com a investigação, um dos suspeitos já tinha passagens por roubo, tráfico de drogas, homicídio e, inclusive, estava foragido por crime cometido em Foz do Iguaçu, cidade do Paraná.
Já Edson não possuía nenhuma passagem criminal. “Era uma pessoa benquista, inclusive, pela comunidade escolar, que só trouxeram elogios à atuação dele como vigilante”, relata o delegado Ross.
Silêncio durante interrogatório
Após serem presos e levados à delegacia de Polícia Civil, os suspeitos não se manifestaram sobre o crime. “Tem agora a condição durante a ação penal de apresentarem suas versões, mas na delegacia eles optaram por permanecer em silêncio”, afirmou o delegado em entrevista à NDTV Record.
Relembre crime
O homicídio aconteceu por volta das 5h15, em frente à Escola Municipal Rosalvo Fernandes, no bairro Areias Pequenas. O corpo de Edson foi encontrado por zeladoras da escola.
Segundo a Polícia Militar, as imagens de segurança, que estão sob posse das autoridades, mostram um dos suspeitos pulando o muro da escola enquanto o outro aguardava do lado de fora, cuidando das bicicletas usadas para chegar à escola. O suspeito que entrou na escola portava uma faca e, segundo a polícia, confrontou a vítima.

Suspeitos de matar vigilante em escola de SC estão presos – Foto: Divulgação/ND
Durante as investigações, a polícia foi até a casa de um dos suspeitos, onde o pai autorizou a entrada. Ele relatou que, no dia anterior, o outro homem havia visitado o imóvel e chamado seu filho para cometer o crime.
O primeiro suspeito, de 41 anos, foi encontrado em sua casa, localizada no mesmo terreno, usando a mesma camiseta que apareceu nas imagens de segurança. Ele foi preso em flagrante. No local, a polícia encontrou duas bicicletas, possivelmente utilizadas para chegar à cena do crime.
Já o segundo suspeito, de 30 anos, tentou fugir ao ver as guarnições, mas foi capturado. Na casa dele, a polícia encontrou um tênis utilizado durante o crime, além de arranhões e escoriações visíveis pelo corpo, indicativos de luta.