
Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Ipatinga e Bugre, no Vale do Aço. Pai e filho são investigados por enviar mais de 700 pessoas para países da América Central, com a intenção de ingressar nos EUA. Operação EL Peso foi deflagrada em Ipatinga e Bugre, no Vale do Aço
Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (28), uma operação para desmantelar uma organização criminosa especializada no contrabando de migrantes brasileiros. Um mandato de prisão e sete de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Ipatinga e Bugre, no Vale do Aço. Pai e filho são suspeitos de atuarem como ‘coiotes’ enviando pessoas para os EUA por meio da fronteira mexicana.
A investigação começou após denúncias sobre os líderes do esquema, que enviavam brasileiros para países da América Central, como México, El Salvador, Panamá e Costa Rica, com o objetivo de entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Eles cobravam entre U$ 15 mil e U$ 21 mil por pessoa, utilizando veículos das vítimas como pagamento, de acordo com a apuração da polícia.
Segundo a PF, os criminosos organizavam viagens para grupos inteiros, incluindo crianças e adolescentes, e mantinham contatos com autoridades mexicanas para evitar a captura dos migrantes.
Mais de 700 brasileiros foram identificados como vítimas entre 2018 e 2024, incluindo 227 menores de idade.
PF faz operação contra quadrilha de migração ilegal para os EUA
Ainda de acordo com a Polícia Federal, os líderes do grupo ostentavam um estilo de vida luxuoso, com carros de luxo, imóveis de alto padrão e viagens internacionais.
Justiça Federal determinou o bloqueio de bens de aproximadamente R$ 63 milhões dos investigados. Eles podem responder por contrabando de migrantes e por promover o envio ilegal de crianças e adolescentes para o exterior.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais