
Lançado no dia 21 de março pelo governo federal, o Crédito do Trabalhador, ou consignado CLT permite que 47 milhões de trabalhadores tenham acesso a crédito consignado com juros mais baixos. As propostas são feitas pelos bancos, diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Crédito consignado CLT começou oferecer nova modalidade no dia 21 de março – Foto: Deny Campos/Arte/ND
O novo empréstimo foi criado através da Medida Provisória nº 1.292 e inclui trabalhadores com carteira assinada, domésticos, rurais e empregados do MEI. A prestação mensal do empréstimo não poderá ultrapassar 35% do salário do trabalhador, segundo as regras.
Vale destacar que as parcelas serão descontadas na folha de pagamento, por meio do eSocial, sem precisar de autorização do empregador. As taxas serão mais baixas que as de empréstimos tradicionais.
Quais bancos fazem o empréstimo consignado CLT?
A princípio, a modalidade está disponível, exclusivamente, pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A pessoa entra pelo aplicativo, simula o valor de empréstimo e as instituições financeiras oferecem as propostas.
A partir de 25 de abril todas as instituições bancárias poderão ofertar o crédito em suas próprias plataformas digitais.

Caixa Econômica Federal é a única a oferecer o Crédito do Trabalhador no momento – Foto: Daniel Queiroz/Arquivo/ND
Quais bancos estão oferendo propostas?
A Caixa Econômica Federal, até o momento, é a única a oferecer o Crédito do Trabalhador, com taxas entre 1,60% e 3,17% ao mês. O consignado CLT pode ser contratado por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
As ofertas de forma mais ampla devem começar somente em 25 de abril nos seguintes bancos:
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Itaú
- Santander
- Nubank
Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Santander, confirmaram a participação no novo crédito consignado. O Banco do Brasil diz ter intenção em liderar as operações na modalidade, enquanto o Itaú se diz preparado para operar desde o primeiro dia.
O Santander confirmou a adesão, mas não detalhou o início da oferta. Já o Nubank, afirmou que não está oferecendo o Crédito do Trabalhador, mas que divulgará “tão logo isso aconteça”, disse.

Trabalhadores podem simular empréstimos e comparar taxas de juros no ‘Crédito do Trabalhador’ – Foto: Reprodução/ND
Como obter o crédito consignado CLT
- Baixe o aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital), disponível na Play Store e na App Store;
- Simule o valor do empréstimo e autorize o acesso aos dados para que instituições financeiras ofereçam propostas conforme os valores solicitados;
- Ao escolher a melhor oferta, o usuário será direcionado para realizar a contratação nos canais eletrônicos do banco;
- A liberação do recurso em conta ocorre após a averbação pela Dataprev.
Expectativa é de que consignado CLT esteja disponível em todos os bancos a partir de 25/04, diz nota da Febraban
Todo produto bancário novo, e não seria diferente com uma linha de crédito consignado que tem potencial de alcançar 47 milhões de trabalhadores, leva as instituições financeiras a testarem o ambiente e a fazerem fases-piloto de oferta, inclusive aprendendo a lidar com o novo canal e sistemas operacionais do produto.
É natural, portanto, que, no início da oferta de um novo produto, com um público-alvo marcadamente heterogêneo, as instituições financeiras procurem testar o ambiente de crédito, ajustar e aprimorar seus fluxos, assim como preparar a experiência dos clientes em seus canais próprios.
Há uma expectativa de que, a partir do dia 25/04, quando as instituições possam ofertar o produto em seus canais próprios, o volume de operações acelere até atingir sua maturidade.
Sobre os aspectos operacionais, o setor público e a indústria bancária têm trabalhado sem interrupções, para, de forma conjunta, promoverem ajustes finos para garantir que a operação flua em sua máxima capacidade nas próximas semanas.