
Com o Ibovespa renovando altas e o otimismo tomando conta do mercado, muitos investidores iniciantes se perguntam: este é o momento certo para investir… ou já é hora de sair? A resposta, segundo o educador financeiro Caio Vaz, da Fanini Invest, passa por planejamento, conhecimento e uma dose de paciência.
A euforia da Bolsa pode parecer um convite irrecusável, mas especialistas alertam que o movimento de manada — entrar na alta e sair na baixa — costuma gerar prejuízos para o investidor pessoa física.
“Eu costumo dizer que esse é o efeito manada. Vai com todo mundo. Isso é muito preocupante porque geralmente são os iniciantes que fazem isso, são as pessoas que estão visando o lucro e não sabem mitigar o risco”, afirma o educador financeiro em entrevista à BM&C News.
Segundo ele, o investidor pessoa física muitas vezes entra com pouco capital e não suporta a volatilidade. “Caso o mercado faça alguma volta, acabam estopando as suas operações. Por isso que a gente sempre trabalha muito a questão da análise gráfica e fundamentalista dentro da nossa escola de educação”, diz.
Outro ponto de atenção é a dificuldade que muitos investidores têm de comprar ativos quando o mercado está em baixa. “As pessoas têm medo: ‘o mercado tá caindo, como que eu vou comprar?’. A gente consegue, através da análise gráfica, identificar regiões de suporte e entender as empresas que estão desvalorizadas”, explica Caio, citando como exemplo empresas como JBS, Itaú e Magazine Luiza, que valorizaram significativamente desde o início do ano de 2025.
Para o especialista, mais importante do que seguir o “hype” do mercado é buscar capacitação. “Conhecimento não é custo, conhecimento é investimento”, conclui.
Continue navegando no portal BM&C News. Para ler mais notícias clique aqui.
Acesse também o canal de vídeos da BM&C News e conheça nossos programas.
O post Bolsa em alta: hora de entrar ou sair? Especialista orienta investidores apareceu primeiro em BM&C NEWS.