Quilo da batata fica 65% mais caro em supermercados de Presidente Prudente, conclui pesquisa


Custando R$ 11,04, em média, análise de preços comparou valores registrados atualmente com aqueles constatados na primeira quinzena do mês anterior, em sete estabelecimentos. Quilo da batata fica 65% mais caro em supermercados de Presidente Prudente (SP), conclui pesquisa
Fábio Tito/g1
O quilo da batata ficou mais caro nos supermercados de Presidente Prudente (SP). Custando R$ 11,04, em média, o alimento apresentou inflação de 65,38% em comparação à pesquisa anterior, realizada pelo Índice de Preços Toledo (SP) em sete estabelecimentos da cidade.
De forma geral, o grupo de alimentos teve alta de 1,48% nos preços, com destaque, ainda, para o açúcar cristal de cinco quilos, com aumento de 11,45%. O item que, antes, custava, em média, R$ 17,90, passou a ser comercializado a R$ 19,95.
O grupo de artigos de limpeza também apresentou inflação, de 7,60%. O quilo do sabão em pó sofreu aumento de 29,29%. Já o pacote com cinco unidades do sabão em barra aumentou 2,39% e está custando, atualmente, R$ 11,67, em média.
Seguindo a tendência de alta, o grupo de higiene pessoal também foi alvo de acréscimos, totalizando 0,12%, ocasião em que o shampoo, de 340 a 350ml, ficou 6,08% mais caro, e o desodorante spray, de 90 a 100ml, 2,07%.
Continua subindo…
Em comparação à primeira quinzena do mês anterior, a cesta básica foi outro item que não escapou dos aumentos. O consumidor que gastava, em média, R$ 970,03 para comprá-la, hoje gasta R$ 987,16, um aumento percentual de 1,77%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a margarina de 500g, que variou entre R$ 2,98 e R$ 9,78, resultando numa diferença de 228,19%, e o creme dental de 90g, que foi de R$ 1,70 a R$ 5,50, uma diferença de 223,53%.
Neste cenário, a concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 56%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 455,29. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria R$ 291,18, economizando, assim, R$164,11.
Metodologia do IPT
Criado em 2006, o IPT tem por objetivo apresentar o índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina.
O resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior e, seguindo a mesma lógica, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior.
A pesquisa de preços adota essa abordagem devido aos preços dos produtos ofertados, que podem variar de acordo com as diferentes estratégias de precificação dos varejistas, a localização das lojas e as comodidades oferecidas ao consumidor, motivo pelo qual “acabam variando com maior frequência quinzenalmente”.
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