Tudo sobre a Rota da Erva-Mate em Santa Catarina

Em novembro de 2024, Santa Catarina ganhou mais um roteiro turístico: a Rota da Erva-Mate, no frio Planalto Norte Catarinense. Resultado de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae SC, em parceria com o Sindimate, o roteiro quer celebrar e difundir a cultura e a tradição da erva na região.

Foto de uma plantação de erva-mate em Canoinhas, cercada por por outras árvores que fazem sombra à plantação.

Rota da Erva-Mate do Planalto Norte oferece uma gama de experiências envolvendo a planta – Foto: Erva-mate Canoinhas/Divulgação

A erva-mate é um dos principais produtos agrícolas do Planalto Norte Catarinense e é parte da cultura de sua população. Descoberta e usada primeiramente pelos povos indígenas Guaranis, passou também pelas mãos dos tropeiros e dos imigrantes europeus e atravessou o tempo em uma atividade comercial que ultrapassa os 150 anos no estado.

A erva produzida em Santa Catarina é atestadamente diferenciada. Em 2022, a erva-mate do Planalto Norte recebeu a Identificação Geográfica (IG), na categoria Denominação de Origem (DO). A certificação distingue o produto em relação a outros semelhantes do mercado por conta de suas características únicas, dos saberes envolvidos e do modo como é produzido. A IG abrange 12 cidades e parcialmente outros oito municípios.

Diferentemente das outras, a erva-mate catarinense é mais doce e menos amarga, além de ter folhas mais verdes e maior teor de cafeína, graças à maneira como é cultivada. Em sua maioria, as plantas são nativas, sem o uso de agrotóxicos e presença de espécies exóticas.

Fora isso, a mata de araucária, tão característica da região, sombreia os ervais e tem papel determinante na conservação de calor no solo, especialmente no inverno, e manutenção da umidade necessária nas plantas.

A história, o manejo e os sabores podem ser conhecidos de perto (e na boca) por meio da visitação aos nove estabelecimentos que fazem parte, até agora, da Rota da Erva-Mate em Santa Catarina. Eles estão distribuídos em três cidades: Canoinhas, a Capital Catarinense da Erva-Mate, Três Barras e Bela Vista do Toldo.

A seguir, você saberá quais experiências cada um deles oferece, da visita a ervais, passando por processos de produção a cafés coloniais. Spoiler: nem só para chimarrão se usa erva-mate. Doces e cervejas estão na lista de produtos à base da erva. No mapa ao final, você encontra localização e contatos de cada um dos estabelecimentos.

Programe-se para matear e se deliciar com a nova rota catarinense!

Muito além do chimarrão: doces e quitutes com a erva, em Canoinhas

A Doces e Fricotes é uma padaria, confeitaria e restaurante instalada em uma charmosíssima casa de madeira, cuja fachada e decoração remetem a contos. Localizada no Centro da cidade, ela está inserida na rota com seu tradicional buffet de café colonial.

Sob encomenda, a casa prepara um buffet com opções à base de erva-mate. Entram na lista bolo de erva-mate com laranja, waffle, pão, panquecas e até brigadeiros, entre outros produtos.

Faça você mesmo: vela em formato de cuia, em Canoinhas

Vizinha da confeitaria, a Farben Haus é um ateliê especializado em velas decorativas, riquíssima em detalhes. Dentro do roteiro da erva-mate, ela oferece aos visitantes, mediante agendamento, a experiência de pintar sua própria vela, em formato de cuia de chimarrão, que é para celebrar a cultura ervateira da cidade.

Da folha à cuia: visita pelo processo de transformação da erva-mate, em Canoinhas

Desde 1984, a Ervateira Canoinhas se dedica à erva-mate. O empreendimento que começou apenas com o beneficiamento da planta, logo também introduziu a moagem e torrefação da erva, que hoje circula pelo Planalto Norte e litoral catarinense e Sul do Paraná.

A ervateira, mediante agendamento, abre suas portas aos turistas que desejam conhecer sua história e o processo de transformação da erva. O passeio inicia em uma floresta nativa de erva-mate acompanhado da explicação sobre a importância da origem e de técnicas sustentáveis de manejo da planta. A experiência segue para a fábrica, onde a folha é transformada e fica pronta para o consumo.

O tour encerra com uma degustação na loja da propriedade, onde é possível comprar além de erva-mate para chimarrão, souvenirs, licor e até picolé com a iguaria.

Pegada na natureza: plante uma muda de erva-mate, em Canoinhas

A experiência diferenciada que o Sítio Esmeralda oferece na Rota da Erva-Mate é apresentar aos visitantes os cuidados de perto com os arbustos da erva e sua poda, com direito ao plantio de uma muda. Se a visita for feita próxima ao horário do almoço, mediante reserva, o turista poderá saborear uma carne suína caramelizada com calda de erva-mate.

Do pilão histórico às máquinas: erva-mate que atravessa gerações, em Canoinhas

As atividades da Ervateira Ouro Verde já estão sob o comando da terceira geração da família, cuja história é contada aos visitantes. Quando a fábrica iniciou os trabalhos com a erva-mate tudo era feito artesanalmente. Hoje, os processos são mecanizados, mas ainda mantêm traços da produção tradicional.

No tour pela propriedade, o visitante fica sabendo como era antigamente e como são os métodos atuais. Um dos diferenciais da visita é a possibilidade de socar a erva-mate em um pilão histórico. Ao final, não pode faltar, é claro: o chimarrão.

Método tradicional indígena, em Bela Vista do Toldo

Barbaquá é o nome de um método antigo e uma técnica indígena de produção da erva-mate, que consiste em sapecá-la, dando um aroma e sabor defumado a ela. É esta experiência que o Rancho do Barbaquá oferece aos turistas.

O passeio no sítio, localizado na cidade de Bela Vista do Toldo, inicia com a poda da erva-mate, segue para a sapecada no campo, a secagem, a cancheada (corte da planta) e por fim o pilão, onde a erva é moída. Neste momento, o visitante pode participar do processo de socar a erva e deixá-la no tamanho de seu gosto.

A visita encerra com a cuia na mão e delícias caseiras preparadas pelos donos da casa, como o pão de queijo de receita familiar e a broa de milho com mel.

Do chimarrão à cerveja de erva-mate, em Bela Vista do Toldo

As boas-vindas à Fazenda Rio Bonito, em Bela Vista do Toldo, é feita com um suco de erva-mate ou um chimarrão especial. Durante a visita, que precisa ser agendada, os anfitriões contam a trajetória da família junto à erva e sua importância histórica e cultural na região do Planalto Norte Catarinense.

O passeio segue pelo campo de plantio, onde as árvores estão cercadas pelas araucárias, na companhia de especialistas que explicam sobre as práticas de cultivo e manejo. Ao final da visita, a cuia é substituída pelo copo de degustação, preenchido por uma cerveja feita de erva-mate e lúpulo também produzido na propriedade.

Opções de hospedagem na Rota da erva-mate em Santa Catarina

Dois empreendimentos de hospedagem também fazem parte da Rota da Erva-Mate em SC. Um deles é o Santa Catarina Plaza Hotel, localizado no Centro de Canoinhas, e com uma estrutura que inclui academia, piscina e café da manhã, com alguns produtos à base de erva-mate.

O outro empreendimento é a Casa da Vó Quina, uma pousada rural situada em Três Barras. O sítio oferece três casas para locação, com capacidades que vão de dois a 12 hóspedes.

Quem não quer se hospedar, pode apenas visitar o local que, mediante reserva, pode preparar almoço, café colonial ou jantar com produtos coloniais e à base de erva-mate. Isso tudo é acompanhado de contação de histórias sobre a família, sobre os primeiros colonizadores da cidade e a Guerra do Contestado.

Confira no mapa os horários de atendimento e contatos de cada um dos estabelecimentos participantes da rota:

Quais são os benefícios da erva-mate?

Pesquisas científicas já apontaram alguns benefícios da erva-mate para a saúde humana. A planta, por exemplo, possui propriedades antioxidantes, que são boas para a saúde cardiovascular, e anti-inflamatórias, que auxiliam na melhora do sistema imunológico.

Os compostos da erva também ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol ruim. Fora tudo isso, como a erva contém cafeína, seu consumo pode diminuir o cansaço, melhorar a concentração e a memória a curto prazo.

Embora tenha benefícios comprovados, o consumo de erva-mate não substitui qualquer tratamento médico. Como todo e qualquer alimento, os benefícios também dependem da quantidade de consumo, que se exagerado pode trazer prejuízos à saúde.

Qual é a contra indicação da erva-mate?

Mulheres grávidas ou amamentando não devem consumir erva-mate. Pessoas que tenham insônia, ansiedade e gastrite também devem maneirar no consumo. Outro cuidado necessário é quanto à temperatura da água no caso dos preparos quentes.

Quando consumida a longo prazo em temperaturas acima de 60ºC pode favorecer o aparecimento de câncer de esôfago.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.