Aviso de chuvas intensas no Piauí é prolongado e deve atingir mais cidades; veja a previsão


O Instituto Nacional de Meteorologia havia informado que fenômeno duraria até a manhã desta sexta-feira (26), mas agora ele deverá durar mais tempo e afetar mais municípios. Confira os detalhes na reportagem. Árvores caídas sobre rede elétrica após forte chuva em Teresina
Divulgação/Equatorial Piauí
O aviso de perigo para chuvas intensas no Piauí, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na quinta-feira (25), foi prolongado, nesta sexta (26), e prevê que mais cidades deverão ser atingidas pela previsão de até 100 milímetros de água por dia e ventos de até 100 km/h na maior parte do estado (veja o mapa ao fim da reportagem).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o órgão, a chuva deverá ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Além do aviso de perigo (laranja), há também um de perigo potencial (amarelo) para parte da região Norte e litoral do Piauí.
O alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Conforme o Inmet, o fenômeno deve durar até a manhã de sábado, havendo a possibilidade de ser novamente prolongado.
Instruções
O Inmet alertou sobre o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, em todo o estado. E orientou que em caso de rajadas de vento não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas.
Além disso, também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pelo mesmo motivo. Em caso de emergência, o órgão recomendou à população que procure a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Piauí tem novo alerta de perigo para chuvas intensas nesta sexta (25) e sábado (26)
Reprodução/Inmet
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.