
Destaque em transplante de órgãos em Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel consolidou a liderança no serviço realizado no estado. Com início das atividades na década de 1980, a instituição já realizou mais de 4,6 mil transplantes até maio de 2024.

Hospital de Blumenau se destaca como líder de transplante de órgãos em SC – Foto: Divulgação/Hospital Santa Isabel/ND
Somente no ano passado, segundo informações do hospital, foram realizados 306 transplantes de órgãos, o maior número registrado pela instituição em apenas um ano. Esse resultado coloca o Santa Isabel como um dos principais centros especializados do Brasil, sendo referência nacional.
O hospital também está no ranking de doações de múltiplos órgãos em Santa Catarina, em que ocupa a segunda colocação. De janeiro a dezembro de 2024, cerca de 34 famílias autorizaram a doação de órgãos dos entres queridos que partiram.
Instituição de Blumenau evoluiu no desempenho de transplante de órgãos
Conforme o Hospital Santa Isabel, o serviço de transplante de pâncreas evoluiu do nível C para o nível B, enquanto o transplante de coração passou do nível D para o A. Já os transplantes de fígado e rim se mantiveram no nível A.

Com maios de 4,6 mil procedimentos realizados, o Hospital Santa Isabel é um dos principais centros especializados do Brasil e transplante de órgãos – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Com objetivo de aprimorar cada vez mais o serviço, em novembro do ano passado, o hospital de Blumenau inaugurou um novo Ambulatório de Transplantes. Nele, os pacientes recebem atendimento diário para consultas pré e pós-transplante.
Compõe a equipe de atendimento psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, além da equipe assistencial, administrativa e de apoio.