Prender o gato em casa faz mal para ele? Saiba o que dizem os especialistas

Prender o gato em casa faz mal para ele? Saiba o que dizem os especialistasFoto: Reprodução

A eterna discussão sobre manter gatos em ambientes internos ou permitir que explorem o mundo externo é pauta frequente entre os tutores. Muitos se questionam se prender o gato em casa pode ser prejudicial para sua saúde e bem-estar. Nesse caso, é importante seguir a opinião de profissionais na área.

Vamos explorar o que especialistas comentam sobre esse dilema! Muitas vezes não nos aprofundamos no assunto e acabamos confusos sobre deixar nossos gatos presos ou permitir que eles explorem o mundo. Confira abaixo a opinião de profissionais capacitados e busque sempre o melhor para o seu pet.

Prender o gato em casa é ruim para ele?

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e opiniões da maioria dos veterinários é mais seguro impedir que os gatos saiam de casa! Gatos fora de casa podem enfrentar perigos diversos como atropelamento, maus tratos, podem cruzar, brigar com outros animais ou até mesmo voltar com doenças.

A veterinária comportamentalista Aina Bosch, em entrevista ao site JC, defendeu que o livre acesso à rua não é indicado e nem é considerado fundamental para o bem-estar dos gatos.

“[…] desde que a casa ou apartamento onde ele vive tenha recursos de enriquecimento ambiental para a espécie. Caso se trate de um filhote, ele pode ser ensinado a desenvolver passeios com coleira e guia junto ao tutor, de forma segura”, sugere a especialista.

O que fazer para quem mora em casa?

Para quem mora em casa a tarefa de manter o gato preso pode ficar mais difícil. Nesse caso, é importante que alguns cuidados sejam tomados. “É importante que eles sejam castrados, pois acasalam com facilidade. As vacinas também devem estar em dia, de preferência a quíntupla, pois os imuniza contra a FIV/FELV. Também é necessário levá-lo ao veterinário dermatologista com frequência para examinar se ele contraiu alguma doença de pele, como fungos, de algum outro gato ou de outra espécie”, comenta a veterinária Karina Melo.

Como deixar a casa mais confortável para o pet?

Já que o ideal é manter o gato preso em casa, podemos pensar em detalhes que deixem o ambiente mais divertido para o nosso pet amado. Confira abaixo algumas ideias para deixar sua casa ainda mais atrativa e agradável para o seu gatinho.

  • Instale nichos e prateiras nas paredes para que eles possam brincar, escalar e se sentir seguros;
  • Crie uma rotina de brincadeiras com eles que imitem a caça;
  • Espalhe arranhadores pelos cômodos;
  • Instale redes e tocas;
  • Monte esconderijos. Isso pode ser feito com caixas de papelão, por exemplo;
  • Compre uma caminha confortável para ele deitar;
  • Caso ele goste, levar para passear com coleira e guia.

Veja aqui 10 dicas de brinquedos caseiros para gatos!

O canal mais pet possui um vídeo no youtube comentando mais sobre esse assunto. Assista abaixo e não erre mais.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.