Técnicas de psicologia ajudam a não perder a calma na estrada

Trânsito rodoviaBG/BI

Neste período do ano, o trânsito congestionado das grandes cidades fica ainda mais desafiador com as altas temperaturas do verão brasileiro. Condição que se estende às rodovias, provocado pelo aumento natural de automóveis com as famílias em férias. Esse, um cenário que acaba estimulando situações que elevam o nível de estresse, tanto de condutores como de passageiros a bordo dos veículos. Mas, mesmo tendo consciência a respeito desse cenário inevitável, vem a pergunta: qual a saída mais saudável para enfrentar essas situações?

Estresse no trânsitoBG/BI

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas, Eliana Farias, destaca a importância de se manter calmo e preparado. Segundo ela, o famoso ditado “motorista bom dirige para si e para os outros” se aplica ainda mais durante este período agitado e de temperaturas altas. Pra ajudar, ela dá algumas dicas:

– Cheque as condições do veículo: antes de pegar a estrada, confirme que a manutenção preventiva do carro está em dia; durante a viagem, faça pausas regulares para descanso para evitar a fadiga.

– Paciência é essencial: planeje rotas com antecedência, escolha horários de menor movimento, respeite os limites de velocidade, mantenha distância segura dos outros veículos e evite manobras bruscas. São ações que, quando não respeitadas, levam ao descontrole emocional.

– Cuide da sua mente: assim como cuidamos do carro, antes de uma viagem longa, precisamos cuidar da nossa mente. Gerencie suas emoções, uma mente tranquila e focada contribui para uma direção segura.

– Evite distrações: celular, música alta e conversas podem tirar sua atenção da estrada. Foque na direção.

Em momentos de estresse, como recomenda Eliana Farias, técnicas de respiração profunda e músicas relaxantes ajudam muito a manter a calma. Imagine-se chegando ao seu destino com segurança e alegria, e aproveite para renovar as energias, finaliza Farias.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.