Vanessa da Mata relembra críticas por se declarar uma pessoa preta

Vanessa da Mata levantou uma polêmica sobre identidade racial ao relembrar ter sido criticada após se declarar como uma pessoa preta. A cantora abriu o coração e ainda contou ter sido ensinada a não dizer que não era negra, mesmo tendo uma mãe negra, com descendência indígena.

“Fui ensinada a dizer que não era [negra]. Minha filha, olha meus traços, olha o meu cabelo, olha a minha bunda. Sou completamente negra. A pele foi do meu pai, mas até o canto é da minha mãe”, disse.

Vanessa ainda detalhou como aconteceu sua desconstrução: “Isso foi um embate sério, até eu demorei um pouco [para me reconhecer como negra], porque você é ensinada a não ser.”

A artista comentou que, atualmente, as pessoas pretas se admiram e se amam como são. “É muito bom ver as novas gerações como elas se afirmam, dá um orgulho, mas ainda temos essa situação de querer disfarçar e não querer se ver”, ressaltou.

A artista relembrou que foi rechaçada quando falou que não se reconhecia como branca, em conversa no Roda Viva, da TV Cultura: “Infelizmente, rola uma não aceitação dentro do próprio movimento. O preto retinto sobre imensuravelmente mais, é imensurável o sofrimento, mas a gente passa por sofrimento também.”

6 imagens

Vanessa da Mata também tem show confirmado em São Paulo neste fim de semana

Vanessa da Mata
Artista já trabalhou como modelo
Vanessa da Mata
Vanessa da Mata se apresentou na festa de Ano Novo de 2023 em Brasília
1 de 6

Vanessa da Mata foi ensinada a dizer que não era negra: “Embate sério”

Reprodução/TV Cultura

2 de 6

Vanessa da Mata também tem show confirmado em São Paulo neste fim de semana

Reprodução/Priscila Prade

3 de 6

Vanessa da Mata

Reprodução

4 de 6

Artista já trabalhou como modelo

Divulgação

5 de 6

Vanessa da Mata

Divulgação

6 de 6

Vanessa da Mata se apresentou na festa de Ano Novo de 2023 em Brasília

Reprodução/Instagram

Nos comentários de um vídeo com o trecho do programa, internautas reagiram. “Recuso-me a comentar sobre uma questão que precisa de amplitude de conhecimento sobre o tema”, pontuou uma mulher.

“Autodeclaração deve ser respeitada, não?”, “Branca demais pra ser aceita no movimento negro, preta demais para os brancos”, “Ela é negra e ponto final” e “A população negra brasileira é composta de pretos e pardos. Pardos nunca serão brancos”, foram outras reações.

Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Roda Viva (@rodaviva_tvcultura)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.