Magnésio: nutricionista revela o melhor tipo para cada objetivo

Com benefícios para o sono, aumento na energia e melhoras na função muscular, o magnésio tem ganhado cada vez mais espaço no universo da suplementação alimentar. Por ser disponibilizado de diversas maneiras, é importante considerar os objetivos na hora de escolher o mineral.

De acordo com o nutricionista Ney Felipe Fernandes, os tipos de magnésio têm diferentes propriedades e biodisponibilidade, o que pode influenciar sua eficácia em determinadas funções. O especialista ressalta que a biodisponibilidade da substância varia conforme sua forma química.

Mulher misturando o suplemento
Em algumas pessoas, a reposição de magnésio é fundamental para manter a saúde

Entre opções mais comuns pela alta disponibilidade e boa absorção do nutriente estão o glicinato, o malato e o citrato. Em seguida, está o L-treonato — que, segundo Ney Felipe Fernandes, é considerado promissor para efeitos neurológicos, como melhora da função cognitiva e da memória.

Melhor magnésio para diferentes necessidades

Melhora do sono

Frequentemente recomendado, o magnésio glicinato combina o mineral com glicina, um aminoácido que tem propriedades calmantes no sistema nervoso, defende Ney Felipe Fernandes. “Isso pode ajudar a promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono”, acrescenta o nutricionista.

Aumento de energia

De acordo com o especialista, o magnésio malato pode agir no aumento de energia por estar ligado ao ácido málico. A substância participa do ciclo de Krebs, responsável pela produção de energia celular.

Função muscular

Além de terem fácil absorção, Ney Felipe Fernandes diz que o magnésio citrato ou cloreto podem ajudar na prevenção de câimbras e relaxamento muscular. “Também ajudam a equilibrar a contração muscular ao atuar como cofator em processos enzimáticos”, emenda.

Apesar dos diversos benefícios oferecidos por cada tipo do mineral, o nutricionista afirma que deve-se fazer uma avaliação com profissional da saúde para ter uma suplementação baseada em necessidades individuais. O magnésio escolhido será baseado em fatores como deficiências individuais, necessidades específicas e condições preexistentes.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.