Volta ao trabalho: 7 dicas para lidar com o fim do recesso sem crise

Volta ao trabalho: 7 dicas para lidar com o fim do recesso sem criseBeatriz Lourenço

A volta do recesso é um momento delicado para os trabalhadores. Após a descontração das festividades e a imersão na vida pessoal, as diversas responsabilidades do cotidiano podem ser um gatilho para o estresse.

Uma pesquisa realizada pela Internacional Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), em 2011, revelou que 23% dos executivos experimentam sintomas de depressão pós-férias. Dores musculares e de cabeça (87%), cansaço (83%), ansiedade (83%) e angústia (89%) foram os sintomas mais comuns.

“Felicidade no ambiente corporativo não é um conceito abstrato, mas sim um pilar fundamental para empresas que buscam crescimento sustentável e longevidade”, reflete o comunicólogo Rodrigo de Aquino. “É necessário compreender que felicidade e prosperidade caminham juntas, e sua integração no tecido organizacional contribui para a criação de ambientes de trabalho mais resilientes, engajados e prontos para os desafios do futuro.”

Abaixo, confira dicas para lidar com o fim das férias:

1. Pratique mindfulness

A meditação é cientificamente comprovada na redução da ansiedade, regulando o sistema límbico e melhorando a resposta ao estresse. “O que você leva do recesso são os hábitos positivos que construiu e as emoções que cultivou. Pequenas sementes de bem-estar podem florescer por muito tempo após o fim desse ciclo”, afirma o especialista.

2. Estabeleça metas

Revisitar metas e propósitos no início do ano é uma estratégia poderosa para alinhar expectativas e gerar motivação. Conectar seu trabalho a um significado maior é essencial para tornar a rotina mais estimulante. “Quando enxergamos propósito no que fazemos, ativamos o sistema de recompensa no cérebro, tornando as tarefas diárias mais prazerosas.”

Continua após a publicidade

3. Converse com colegas

Momentos de conexão genuína com colegas também são transformadores, pois fortalecem laços e contribuem para uma cultura organizacional mais motivadora e saudável. Se, mesmo após o recesso, você sentir falta de engajamento, considere buscar apoio do RH ou reflita sobre possíveis ajustes na sua jornada profissional. A motivação é interna, mas o ambiente onde estamos inseridos tem papel determinante para seguir em frente.

4. Crie pausas

Ao retornar, adote uma abordagem gradual: defina prioridades, evite sobrecarga cognitiva e incorpore pausas regulares ao longo do dia. Pequenas interrupções para descanso ajudam a prevenir o esgotamento e aumentam o foco nas tarefas importantes.

5. Ative suas forças pessoais

Identifique suas principais qualidades — como criatividade, perseverança ou gratidão — e as utilize intencionalmente. Isso gera mais satisfação e engajamento, tornando a transição mais leve.

6. Crie micro-momentos de alegria

Voltar ao trabalho não precisa ser apenas sobre responsabilidades. Valorize pequenas pausas para um café, ouça uma música inspiradora ou tenha uma conversa significativa e agradável. Essas pequenas ações aumentam as emoções positivas e ajudam a lidar com os desafios do retorno.

Continua após a publicidade

7. Pratique a autocompaixão

Evite cobranças excessivas ao voltar à rotina. O ajuste ao ritmo é gradual e reconhecer seu progresso é essencial. A autocompaixão reduz a autocrítica e ajuda a manter o equilíbrio emocional. “Se a pausa não acalmou os conflitos internos, se o recesso não trouxe de volta a tranquilidade ou se o retorno ao trabalho tem gerado mais angústia do que entusiasmo para realizar seus projetos, considere procurar um profissional de saúde, como um psicólogo ou psiquiatra, para apoiá-lo nessa fase”, alerta Rodrigo.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.