Chuva e ventos intensos devem afetar várias regiões do Brasil nesta semana; SP tem calorão

Previsão do tempo para a semana inclui chuvaDivulgação/Defesa Civil SP

A semana chega com alertas de fortes chuvas em diversas partes do Brasil.Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, até a manhã de segunda-feira (6), um alerta laranja para as regiões central do Pará, norte do Tocantins e leste do Amazonas. Espera-se que as precipitações alcancem de 30 a 60 mm/h, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h.

Esse cenário coloca em risco a ocorrência de alagamentos, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e até raios. O Climatempo destaca que, devido ao ar tropical aquecido nesta época do ano, as chuvas tendem a ser intensas e podem ocorrer principalmente no período da tarde e à noite.

Além do alerta laranja, o Inmet emitiu também um alerta amarelo, abrangendo as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Nessas áreas, as chuvas devem ser mais moderadas, entre 20 e 30 mm/h, e os ventos podem atingir de 40 a 60 km/h.

O Climatempo prevê que estados como Espírito Santo, norte e interior de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso tenham maior potencial para transtornos durante esta semana.

A causa dessa instabilidade climática é a presença de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que pode ocasionar chuvas mais constantes e persistentes até quinta-feira (9).

O fenômeno também deverá impactar o Sudeste, com chuvas isoladas atingindo principalmente o Norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, além de um quadro mais irregular no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a precipitação será esparsa e poderá até não ocorrer em algumas cidades.

No Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve trazer chuvas frequentes para a costa Norte, especialmente nos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, com a tendência de que as precipitações aumentem gradualmente. Já no Sul, as chances de chuvas são bem menores, com a previsão de tempo mais seco.

A população dessas regiões deve estar atenta aos riscos de alagamentos e interrupções no serviço de energia, principalmente nos próximos dias, com a persistência da instabilidade climática.

São Paulo

São Paulo começa mais uma semana com o clima típico do verão: calor intenso durante o dia e chuvas rápidas no fim da tarde. A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) indica que o sol vai predominar desde as primeiras horas da manhã, com sensação térmica elevada, mas o calor será aliviado por pancadas de chuva isoladas entre a tarde e o fim do dia.

Na segunda-feira (6), a temperatura mínima será de 19°C, e a máxima, de 27°C. A entrada da brisa marítima ajudará a formar pequenas instabilidades, provocando chuvas rápidas e pontuais no período da tarde. O mesmo cenário se repetirá na terça-feira (7), com uma previsão de chuvas intensas e passageiras pela tarde, mas a temperatura continuará estável, variando entre 19°C e 27°C.

Na quarta-feira (8), o tempo ficará mais nublado e as chuvas podem começar pela manhã, com mais precipitação no fim da tarde. A mínima será de 18°C e a máxima de 27°C. Já na quinta-feira (9), o calor diminui um pouco, com a máxima não passando de 25°C, e a mínima permanecendo em 19°C. Também são esperadas chuvas rápidas pela manhã e no fim do dia.

A sexta-feira (10) deve ter temperaturas similares às do dia anterior, com mínima de 19°C e máxima de 27°C, mas com pancadas de chuva mais fortes à tarde. A semana seguirá com um clima instável e típico da estação, com breves períodos de calor seguidos de chuvas rápidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.