Hemoacre lança campanha para aumentar doações e garantir estoque de sangue no Carnaval


Para garantir estoque para o Carvaval, Hemoacre lança campanha para buscar novos doadores de sangue. Interessados podem ir ao hemocentro em Rio Branco. Campanha iniciou nesta quarta-feira (24) e Hemoacre pede que população ajude a abastecer estoque de sangue
Bruna Bonfim/g1
Com a chegada do Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) faz campanha em busca de doadores de sangue para garantir estoque nos dias de folia em Rio Branco. A campanha iniciou na quarta-feira (24).
LEIA MAIS:
Com estoque crítico, Hemoacre faz campanha de doação de sangue para o fim de ano em Rio Branco
Em Cruzeiro do Sul, Hemonúcleo lança campanha ‘Bloquinho do Hemolino’ para aumentar doações de sangue
De acordo com a coordenadora de captação do Hemoacre, Ana Carolina, o período carnavalesco costuma ser difícil de captar doadores.
“É um período muito difícil pra gente, o número de doadores diminui bastante e a nossa demanda acaba aumentando. Desde dezembro tem datas festivas, entra janeiro que é um período de férias, então geralmente as pessoas viajam e também fevereiro que tem o Carnaval. As pessoas acabam ingerindo bebidas alcoólicas, então aumenta o índice de acidentes e a nossa demanda acaba a aumentando também”, explicou.
Para doar sangue, é preciso estar saudável, pesar mais de 50 quilos, tenha dormido no mínimo 6 horas antes da doação, que tenha se alimentado bem sem alimentos gordurosos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. Para doar, procure o Hemoacre, de segunda à sábado, das 7h às 18h, na Avenida Getúlio Vargas, 2787, no Bosque.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.
“Com uma doação, a gente salva até quatro vidas, então isso é muito importante. Não esperar que um familiar esteja precisando pra fazer essa doação, muitas vezes as pessoas também tenham a consciência de que o sangue que vai salvar aquele familiar é o que a gente tem no estoque, por isso a importância de manter o estoque adequado para que em momento de necessidade, a gente tenha pra suprir essa demanda”, completou.
Para obter mais informações, os doadores podem entrar em contato com o Hemoacre pelo telefone (68) 9 9258-5551
*Estagiária sob supervisão da jornalista Geisy Negreiros.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.