Brasil agora tem a mulher e o homem mais velhos do mundo. Conheça-os

O Brasil se tornou o país com as pessoas mais velhas do mundo após a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, com 116 anos, ter se tornado pessoa mais velha do mundo e o brasileiro João Marinho Neto, de 112 anos, ter garantido o primeiro lugar no ranking masculino. Os dados são mantidos pela entidade LongeviQuest.

O ranking da LongeviQuest aponta que, dentre os cinco homens mais velhos do mundo, três são brasileiros:

  1. João Marinho Neto – 112 anos – brasileiro
  2. Josino Levino Ferreira – 111 anos – brasileiro
  3. Ken Weeks – 111 anos – australiano
  4. Hilario Orozco Lemus – 111 anos – mexicano
  5. Primo Olivieri – 110 anos – brasileiro
8 imagens

Inah Canabarro Lucas

Livro dos Recordes reconheceu brasileiro como o homem mais velho do mundo
Livro dos Recordes reconheceu  o brasileiro como homem mais velho do mundo
Idoso comemora o aniversário de 111 anos
Josino Levino Ferreira
1 de 8

Inah Canabarro Lucas

Reprodução

2 de 8

Inah Canabarro Lucas

Reprodução

3 de 8

Livro dos Recordes reconheceu brasileiro como o homem mais velho do mundo

Reprodução / Redes Sociais

4 de 8

Livro dos Recordes reconheceu o brasileiro como homem mais velho do mundo

Reprodução / Redes Sociais

5 de 8

Idoso comemora o aniversário de 111 anos

Reprodução / Redes Sociais

6 de 8

Josino Levino Ferreira

Reprodução / Redes Sociais

7 de 8

Primo Oliveiri comemora o aniversário de 110 anos.

Reprodução / Redes Sociais

8 de 8

Primo Oliveiri

Reprodução / Redes Sociais

 

Inah Canabarro Lucas se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que faleceu no dia 29 de dezembro do ano passado.

Já João Marinho Neto se tornou o homem mais velho do mundo depois da morte do britânico John Tinniswood no dia 25 de novembro de 2024.

Quem é a mulher mais velha do mundo

Inah Canabarro Lucas nasceu em São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, no dia 8 de junho de 1908. Embora ela tenha alegado ter nascido em 27 de maio de 1908, pesquisas descobriram que ela provavelmente nasceu 11 dias depois. Quando criança, ela era tão magra que muitas pessoas não achavam que ela sobreviveria à infância.

Ela estudou no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Em 1928, mudou-se para Montevidéu, Uruguai, onde se tornou freira. Em 1930, voltou ao Brasil para dar aulas de português e matemática em uma escola na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro. No início da década de 1940, voltou para Santana do Livramento, onde trabalhou como professora.

Em 25 de janeiro de 2021, aos 112 anos, ela recebeu sua primeira dose da vacina contra a Covid-19, tornando-a uma das pessoas mais velhas a receber a imunização. Em outubro de 2022, a freira contraiu Covid enquanto estava hospitalizada, mas conseguiu se recuperar da doença em novembro, tornando-se a sobrevivente mais velha da doença. Ela credita sua longevidade a Deus.

A freira vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e diz adorar sua rotina. Ela revelou que uma de suas paixões é o futebol e que é torcedora devota do Internacional , ela explica que escolheu esse time, porque ele representa o povo: “Seja rico ou pobre, não importa — é para o povo!”.

Ao ser perguntada qual é o segredo da longevidade, a freira afirma que é graças a Deus.

“Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”, afirmou Inah.

Quem é o homem mais velho do mundo

João Marinho Neto é o último homem nascido em 1912 ainda vivo. Ele nasceu em Maranguape, Ceará, no dia 5 de outubro, em uma família de fazendeiros.

Desde os quatro anos de idade, João ajudava seu pai na lavoura. Eles cuidavam do gado, colhiam frutas de árvores de juazeiro e chegaram a criar um gancho improvisado com os galhos para proteger os frutos.

O João se casou com Josefa Albano dos Santos (1920–1994), com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (falecida). Sua esposa herdou uma propriedade na Fazenda Massapê, onde João cultivava milho e feijão. Ele também criava gado, cabras, porcos e galinhas.

Após a morte da primeira esposa, João teve mais três filhos, Vinícius, Jarbas e Conceição, com Antonia Rodrigues Moura.

Segundo os filhos, “foi com muito trabalho que João construiu uma vida financeiramente estável, acumulando bens como terras e casas”.

João Marinho Neto tem seis filhos vivos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.