Banho de elefante termina com morte de jovem na Tailândia

Uma turista de 22 anos morreu nesta sexta-feira (3/1) vítima de um ataque de elefante no santuário Koh Yao Elephant Care, na cidade de Yao Yai, na Tailândia. A jovem espanhola estava dando banho no animal quando, ao passar na frente dele, foi atingida por uma de suas presas.

Blanca Ojanguren García não resistiu aos ferimentos e morreu. Lavar elefantes é uma atividade comum em centros recreativos de elefantes na Tailândia. Eles também participam de shows para turistas para cobrir os custos de seus cuidados. As informações são do El País.

A espanhola era estudante de direito e relações internacionais na Universidade de Navarra, na Espanha.

Ao El País, o Ministério das Relações Exteriores da Espanha informou que o consulado de Bangkok está em contato com os familiares da vítima para oferecer todo o suporte.

De acordo com a mídia local da Espanha, Blanca era de uma família de militares. Em publicação no X, o prefeito de Valladolid, Jesús Julio Carnero, lamentou a morte da jovem, que morava na cidade.

“Minhas mais profundas condolências à família de Blanca Ojanguren”, disse o prefeito.

Esta é a primeira morte por ataque de elefante em 2025. Nos últimos 12 anos, registaram-se 240 acidentes mortais, embora a maioria se deva à invasão de áreas habitadas por pessoas por animais selvagens devido à perda de habitat natural. Em 2024, 39 pessoas morreram por esse motivo.

O Departamento de Parques Nacionais da Tailândia estima que mais de 4 mil elefantes selvagens vivam nos santuários, parques nacionais e reservas naturais da Tailândia, uma população crescente, embora ainda muito abaixo dos 300 mil paquidermes que povoavam o país há mais de um século.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.