Vereador mais longevo do Brasil assume seu 6º mandato como presidente de câmara em SC

Nirdo Arthur Luz, conhecido como Pitanta (PL), vereador mais longevo do Brasil, foi eleito por aclamação na tarde da última quarta-feira (1°) para presidente da Câmara Municipal de Palhoça, na Grande Florianópolis. A votação aconteceu depois da cerimônia de posse do prefeito Eduardo Freccia (PL) e dos 21 vereadores do município.

Pitanta, o vereador mais longevo do Brasil chega ao seu 12º mandato consecutivo

Pitanta, o vereador mais longevo do Brasil chega ao seu 12º mandato consecutivo  – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Mesa Diretora de Palhoça foi composta por chapa única

A eleição teve chapa única. Além de Pitanta, a Mesa Diretora foi composta por: Joel Filipe Gaspar, o Pakão (Podemos) como vice-presidente, Beto Farias (Avante) como 1° secretário, Edinho da Formiga (PP) como 2° secretário e André Xavier (MDB) como 3° secretário.

Mesa Diretora de Palhoça da esquerda para a direita: Beto Farias, Pakão, Pitanta, Edinho Formiga e André Xavier – Foto: Divulgação/Câmara de Palhoça/ND

Vereador mais longevo do Brasil começou a carreira há 48 anos

Hoje com 70 anos, Pitanta foi eleito pela primeira vez em 1976 e se reelegeu por 12 vezes consecutivas. No fim de sua gestão, Pitanta vai completar 52 anos de mandato. Ele foi o vereador mais votado em quatro eleições: 1980, 1984, 1988 e 1996.

O vereador mais longevo do Brasil já foi eleito para presidente da Câmara de Palhoça em outras cinco ocasiões: 1981, 1993, 2001, 2007, 2013. O político também assumiu a prefeitura do município em 2013, durante seis meses, após o afastamento do ex-prefeito Ivon de Souza.

Nas eleições de 6 de outubro de 2024, foi 2° vereador mais votado com 2.252 votos, ficando atrás apenas de Pepê (Podemos), que teve 2.682 votos.

Pitanta diz que não engana

Em entrevista ao ND Mais, em outubro de 2024, Pitanta afirmou que o segredo para ser o vereador mais longevo do Brasil é manter um trabalho de base que atenda as comunidades e bairros de baixa renda. “Tem gente que consegue enganar o povo uma ou até duas vezes. Mas continuar enganando por 12 mandatos seguidos é impossível”

Na ocasião, ele contou que pretende se candidatar até o fim de sua sua vida. “Há quatro anos, um médico disse que viveria por mais 20, 25 anos. São mais cinco eleições, então eu vou a 17 mandatos.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.