Como a IA está transformando a criação de conteúdo

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma promessa ou algo futurista, e está cada dia mais integrada às nossas atividades, das mais simples às mais complexas. Moldando a forma como lidamos com a criação de conteúdo, ao unirmos eficiência tecnológica e insights criativos, a IA está transformando o trabalho de marcas e profissionais de marketing, possibilitando desde apoio aos primeiros esboços até a personalização de campanhas e automação de tarefas rotineiras.

Essa fusão entre tecnologia e criatividade está abrindo novos horizontes para a comunicação, desafiando limites e redefinindo o papel da inovação no mercado.

Eficiência e automação

Ferramentas como ChatGPT, Jasper e Claude estão tornando a criação de textos, correção e até mesmo brainstorm mais rápidos, e de certa forma eficientes. Por meio de algoritmos avançados, essas plataformas ajudam a gerar rascunhos, adaptar tom de voz e até planejar campanhas inteiras.

Hiper Personalização

Com a análise de grandes volumes de dados, a IA consegue identificar padrões, preferências e comportamentos do público-alvo, atuando muito mais com caráter preditivo, permitindo a criação de mensagens extremamente personalizadas, seja no texto ou imagem.

Basicamente, a possibilidade de fazer uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, em que cada cliente receberá um conteúdo que esteja alinhado exatamente com as próprias necessidades, dando uma sensação de exclusividade em alto nível.

A IA como parceira criativa

Além de otimizar processos, a IA está se tornando uma verdadeira aliada na criação artística, quebrando várias barreiras e limitações técnicas.

Ferramentas como MidJourney, LeonardoAI, Runway, Minimax, entre outras, permitem que designers explorem ideias que, antes, seriam limitadas por tempo ou recursos. O storytelling, um dos pilares da comunicação, também se beneficia, com narrativas geradas em questão de minutos.

Acho que o exemplo mais recente é o da Coca-Cola, que recria a icônica propaganda de Natal com uso de IA. Gerou um debate enorme, mas dá uma ideia da dimensão do que já é possível ser feito. Bem como, no Japão, com a campanha do MCDonald’s com a influencer virtual Kaku Drop – que possui quase 400 mil seguidores.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kaku Drop 架空飴 (@kakudrop)

Com esses pontos e exemplos é perceptível que precisamos entender que, para ampliar o nosso potencial criativo, não é apenas uma solução mágica, e muito menos resolvido com apenas uma plataforma, mas, uma integração que otimiza nossas habilidades e dá um leque de opções para extrapolar barreiras.

Como diria Tio Ben – “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, tudo que você for criar deve respeitar as leis e regras de cada país que você esteja atuando, assim mantendo a ética e direitos, que ainda estão em grandes debates para regulação.

Essa transformação da criação de conteúdo com apoio de IA é um reflexo da evolução das necessidades do mercado e do comportamento do consumidor.

As marcas e profissionais que equilibrarem inovação tecnológica com empatia e propósito terão uma posição de destaque, conduzindo o mercado rumo a um futuro onde a colaboração entre humanos e máquinas não é apenas possível, mas essencial para inovação.

Rodrigo Roccasecca, sócio/COO da agência bauc.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.